Retrospectiva será publicada por setores
Por Secom 26-12-2018 | 15:36:17
O ano marcou a vida de milhares de pelotenses, por meio de iniciativas do Poder Público. Para trazer à lembrança da população, publicaremos neste site oficial, diariamente, a partir desta data (26/12), uma série de matérias que setorizam os principais assuntos que envolveram a Prefeitura em 2018.
Iniciamos com os setores que envolvem infraestrutura e que foram determinantes para a vida de milhares de pessoas dar um salto em qualidade.
A infraestrutura urbana transformou-se em diversos pontos, por meio de obras de requalificação de importantes vias públicas. Foram revitalizadas e entregues ao uso da população as avenidas 25 de Julho, trecho da Leopoldo Brod, Viscondessa da Graça, Saturnino de Brito, trecho da Ildefonso Simões Lopes e da Espírito Santo, além das ruas Jornalista Guerreiro Vitória, Cláudio Piquet Coelho, Rafael Pinto Bandeira, Mário Peiruque, Estrada do Engenho, Paulo Guilayn, Pedro Osório de Brito e Quatro e Vinte e Nove do Dunas. Moradores do Navegantes ganharam a revitalização da Praça São Jorge, e o público que frequenta o Centro Histórico foi beneficiado com o novo sistema de iluminação do Mercado Central.
A cidade já dá mostras de um novo sistema de iluminação, com luminárias LED, que pode ser conferido em trecho revitalizado da avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, no Calçadão, no Mercado Central, nas ruas General Osório e parte da Marechal Deodoro.
A transformação do Centro da Cidade está em andamento, assim como em outras áreas, com as obras das avenidas Duque de Caxias, Domingos de Almeida, Juscelino Kubitschek de Oliveira e trecho da Ildefonso Simões Lopes. O Calçadão passa por completa requalificação, assim como a rua Marechal Deodoro, onde as intervenções estão quase concluídas no primeiro trecho. Em obras civis, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) é responsável pelo andamento da construção de novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) na zona norte, assim como pela ampliação das escolas Mário Meneghetti e Piratinino de Almeida e edificação das Escolas de Educação Infantil (Emeis) Sítio Floresta, Sanga Funda e Vila Princesa.
A Diretoria de Gestão Matricial da Seplag centrou suas atividades nos eixos das despesas e das receitas próprias, com acompanhamento de dados que dão suporte ao estabelecimento de metas e construção de novos projetos. O Proges - ferramenta de gestão que se destina a facilitar o planejamento e monitoramento dos projetos no âmbito do município - consolidou-se como instrumento gerencial de cada órgão da administração, levando as informações em tempo real aos gestores, além da comunicação ao cidadão acerca do andamento dos projetos na página da transparência.
A partir deste ano, entra em execução o Plano Plurianual do Governo Paula Mascarenhas/Idemar Barz, com a adequação do Mapa Estratégico alinhado aos compromissos assumidos e possibilitando o acompanhamento, através do Proges, de 65 projetos que foram planejados e em execução dentro de cada programa temático estabelecido no PPA 2018/2021: Inclusão Social, Qualidade de Vida, Segurança, Espaço Público, Sustentabilidade Ambiental, Desenvolvimento Econômico e Gestão.
Em 2018, foram inseridas no Proges as informações dos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – identificando cada projeto que está sendo executado com estes objetivos, e alinhando, desta forma, os projetos e ações planejados com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Também foi criado o Proges Pacto, plataforma específica que se destina ao planejamento e monitoramento de todos os projetos e ações que fazem parte do Pacto Pelotas Pela Paz.
A Diretoria de Projetos Transversais prosseguiu com a implantação do Sistema de Parque Instalado (SPAI) - plataforma interna que tem por objetivo o controle de manutenção da estrutura, mobiliário e equipamentos da Prefeitura em seis unidades: Secult, SQA, SHRF, UCCI, Sdeti e Paço Municipal, e, ainda, elaborou diversos projetos de premiação e reconhecimento.
A Secretaria de Obras e Pavimentação (Smop) investiu na recuperação de ruas e avenidas de diversas áreas da cidade, tanto em pavimentação asfáltica como em blocos intertravados de concreto (unistein), em calçamento de pedras, ou ainda com a utilização do Tratamento Superficial Duplo Invertido (TSDI).
Além do cronograma, a equipe também executou a operação tapa-buracos para manutenção e conserto de trechos em diversas vias, com intervenções em 6.100 metros quadrados de pavimento asfáltico. Com a utilização de unistein, o destaque foi para 7.028 metros quadrados na avenida São Francisco de Paula.
A Smop realizou capeamento asfáltico nas seguintes ruas: Xavier Ferreira (Porto) – 2.200 m²; Largo de Portugal (Centro) – 1.800 m²; Afonso Pena (Fragata) – 1.000 m²; Campos Sales (Fragata) – 1.200 m²; General Câmara (Jardim Europa) – 3.840 m²; Paul Harris (Areal) – 1.750 m²; entorno da praça do Campo do São Jorge (Fátima) - 329,50 m²; Seis (Bom Jesus) – 2.520 m²; Sete (Dunas) – 1.400 m²; Lisboa (Recanto de Portugal) – 3.350 m²; e rótula da avenida Adolfo Fetter com Cidade de Aveiro - 250 m².
A limpeza urbana ganhou, neste ano, o reforço de duas máquinas: uma executa manutenção e limpeza da areia na orla do Laranjal e, a outra, a varrição mecânica em ruas pavimentadas na região central e bairros. Além de mais eficiência nos serviços, com o maquinário é possível ampliar, em menor tempo, as áreas beneficiadas.
A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) desenvolveu suas tarefas em 2018 com várias frentes de trabalho de limpeza, que envolve varrição, roçado de praças, canteiros e avenidas, drenagem de valetas e pequenos canais pluviais, colocação de canos e patrolamento em todas as regiões da cidade.
Além dos serviços diários, desencadeou mutirões de limpeza semanais para recolhimento de lixo e entulho descartados em via pública. A trafegabilidade nos bairros e vilas também recebeu a atenção, com o patrolamento e colocação de saibro em trechos mais danificados.
O recolhimento de grandes animais, soltos em vias públicas, prosseguiu ao longo do ano, com recuperação da saúde, quando necessário, para posterior destinação ao programa de adoção de cavalos, com cinco edições em 2018.
A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) atuou em diversas frentes. Enquanto avançam estudos e levantamentos para criação e consolidação de três Unidades de Conservação Ambiental, foi adotado sistema de desburocratização para tornar mais rápida e eficiente a expedição de licenciamentos. A fiscalização se fez presente sempre em situações que envolveram descumprimento à legislação.
O setor de podas realizou 518 vistorias técnicas, emitiu 395 pareceres, executou 1.619 podas públicas, 181 supressões e plantou 550 mudas. Nove praças foram revitalizadas e duas construídas. Além disso, doou cerca de duas mil mudas de árvores.
O Departamento de Educação Ambiental desenvolveu os projetos Horta Plantando no Creas o Futuro dos Adolescentes, Educando no Parque, Pra Pré Pri, Conhecer para Preservar, Parque Farroupilha e Quatro Jardins, além de campanhas de arrecadação de lixo eletrônico e participação no Desafio Serra dos Tapes, mutirões de limpeza no Laranjal, Feira do Meio Ambiente (Femat), e outros programas. A educação ambiental foi repassada a mais de mil alunos das redes pública e assistencial, com aplicação dos projetos idealizados pelo próprio Departamento, com apoio de parceiros, voluntários e colaboradores.