Servidores municipais e profissionais da Susepe integraram a terceira turma formada pela Prefeitura. Política pública é parte do Pacto Pelotas pela Paz
Por Marina Amaral 22-07-2022 | 15:21:18
Mais 25 servidores estão habilitados para atuar como replicadores da metodologia socioemocional do programa ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros, política pública municipal que integra o Pacto Pelotas pela Paz. Na quarta-feira (20), foi encerrada a terceira turma de facilitadores, oriundos das secretarias de Assistência Social (SAS) e de Educação e Desporto (Smed), e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), formada por profissionais da própria Prefeitura.
Os novos facilitadores são coordenadores de Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Especializados de Assistência Social (Creas). Eles irão atuar diretamente com os pais e cuidadores das crianças, durante as sessões do programa que fez Pelotas tornar-se a primeira cidade do mundo a implantar a estratégia como política pública.
“A cada sessão realizada e família atendida, nós mudamos um pouco a vida das pessoas. Estamos plantando uma sementinha e, com certeza, serão colhidos frutos quando os filhos desses pais forem maiores, pois serão jovens e adolescentes com um futuro melhor e criados em um ambiente sem violência, o que vai refletir em um futuro melhor”, afirmou a coordenadora do ACT, Alicéia Ceciliano.
O programa ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros integra o eixo prevenção do Pacto Pelotas pela Paz e é baseado em uma metodologia socioemocional, com ações fundamentadas no fortalecimento de vínculos entre crianças, pais e cuidadores. Em 2021, a estratégia começou a trabalhar com apenados do regime fechado, em progressão para o semiaberto, com foco na ressocialização e preparação para o retorno ao convívio familiar.