ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Protagonismo municipal em segurança pública é debatido por Paula

Prefeita apresentou o Pacto Pelotas pela Paz em fórum promovido pelo Gabinete de Gestão Integrada do município de Canguçu

Por Marina Amaral 24-06-2022 | 16:41:27

O Pacto Pelotas pela Paz, após servir de inspiração para a criação de políticas públicas de segurança pública nas cidades de Lajeado e Santa Cruz do Sul, também baseou as ações instituídas na cidade de Canguçu. Nesta sexta-feira (24), a prefeita Paula Mascarenhas apresentou os resultados e programas desenvolvidos pela Prefeitura no 1º Fórum Municipal de Segurança e Convivência Cidadã, em Canguçu.

Fotos: Michel Corvello

Com o tema “O Protagonismo do Município na Segurança Pública”, a gestora pelotense participou da discussão promovida pelo Gabinete de Gestão Integrada da cidade vizinha.

“O trabalho de segurança pública é naturalmente coletivo. A integração é nosso maior valor, junto às evidências científicas. A segurança pública se relaciona com todos os outros temas: para ter uma cidade segura, é preciso ter crianças protegidas, por exemplo, em escolas que evitem a evasão dos alunos, e um sistema de saúde forte, que atenda e identifique pessoas que sofrem violência. Em uma cidade violenta, nada se desenvolve. Por isso, os municípios precisam se envolver nesta causa”, afirmou a prefeita.

O anfitrião do evento, prefeito Vinicius Pegoraro (MDB), parabenizou Paula pela política pública desenvolvida em Pelotas, a qual foi fonte de inspiração para o Canguçu da Paz. “A redução da criminalidade em Pelotas reflete nas cidades da região, por isso a importância de criar ações planejadas”, justificou.

Estiveram presentes no Fórum o secretário de Segurança Pública de Pelotas, José Apodi Dourado, a comandante da Guarda Municipal, Cíntia Aires, e a coordenadora do ACT, Aliceia Ceciliano, além de representantes das forças de segurança da região: Brigada Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, Susepe e Corpo de Bombeiros.

Os resultados positivos e a importância da prevenção

Paula relembrou a criação do Pacto, que surgiu, principalmente, da preocupação da população de Pelotas com as questões que envolviam a falta de segurança. Até 2016, houve na cidade um aumento de quase 500% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), ou seja, contra a vida. O projeto buscou uma concepção mais moderna, que trata a segurança de forma proativa. 

Comparando os índices criminais, analisados pelo Observatório de Segurança Pública, entre 2021 e 2017 houve uma queda de 73,5% nos CVLIs. Já o índice de crimes contra a vida a cada 100 mil habitantes caiu de 34 para nove em quatro anos. Depois de 47 meses do início das ações do Pacto, foram preservadas 192 vidas em Pelotas. “A maioria dessas vidas são de jovens de 15 a 22 anos. Isso justifica as nossas atividades: mães não choram mais pela perda de seus filhos”, destacou a gestora municipal.

Os projetos que integram o eixo de Prevenção Social foram destacados durante a apresentação, como os programas ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros e Conte Comigo, ambos que visam fortalecer vínculos familiares e integram a Prevenção Primária. Já na Secundária, fazem parte o Start e o Mapa de Oportunidades, voltados à preparação de jovens para o mercado de trabalho, e o Construindo Saberes, que atua para evitar a evasão escolar.

A Prevenção Terciária, destinada à ressocialização de pessoas privadas de liberdade, conta com o Mão de Obra Prisional (MOP), iniciativa reconhecida nacionalmente, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Pelotas, modelo alternativo ao sistema prisional, e o ArtConP, fábrica de artefatos de concreto do Município. A Segunda Chance Jovem oferece oficinas culturais aos internos do Case.

As Operações Integradas, que reúnem os órgãos de segurança e fiscalização municipais, também foram ressaltadas pela prefeita. As ações acontecem de segunda-feira a domingo, com os efetivos indo às ruas para garantir a segurança dos pelotenses e averiguar o cumprimento das regras, além de combater a perturbação do sossego público. Ao longo de 2021, foram realizadas 419 edições.

Tags

canguçu, pacto pelotas pela paz, canguçu da paz, segurança pública, convivência cidadã, paula mascarenhas

Carregando 0%
Carregando 0%