Evento na Comunidade São Pedro, na Vila Nova, 7º distrito, ofereceu diversificada programação no domingo (24)
Por Tânia Magalhães 24-11-2024 | 22:14:08
Os espaços da Comunidade São Pedro, na Vila Nova, 7º distrito, Quilombo, tanto ao ar livre como nos ambientes fechados, ficaram lotados pelo público da colônia, da cidade e de outras localidades, que foi prestigiar e aproveitar a programação da Festa Municipal do Pêssego no domingo (24). A prefeita Paula Mascarenhas atribuiu ao evento “um sabor especial”.
“Participei de muitas festas do pêssego como prefeita. Esta é a última nesta condição e tem um sabor especial - um sabor de afeto, de amor e, já, de saudades. Voltarei nas próximas edições, como cidadã, para prestigiar os produtores, de quem tenho orgulho enorme”, afirmou a prefeita.
Paula destacou a qualidade do pêssego desta safra. “Este ano foi muito difícil. Foi o ano mais desafiador, mas a safra passou pelas adversidades, dado à coragem, resiliência, resistência e muito trabalho”, disse, enfatizando que o mesmo contexto atingiu o Poder Público, dispondo de poucos recursos e muitos desafios. “Não é fácil administrar um município no Brasil, mas vou ser batalhadora até o último dia – é meu compromisso como prefeita de Pelotas. Vou fazer o melhor, com capacidade, afeto e amor. Tivemos muitas dificuldades, mas, também, muitas conquistas.”
Sobre os agricultores, conhecendo o trabalho por ser filha de produtor, manifestou reconhecimento e gratidão e enfatizou o pêssego. “O pêssego é o mais simbólico representante da história de Pelotas”, frisou, pedindo vivas e aplausos à produção.
A abertura oficial da Festa Municipal do Pêssego foi à tarde. No palco, além da prefeita Paula, do secretário de Desenvolvimento Rural, Romualdo Cunha Júnior, e do vereador Cristiano Silva, estiveram presentes demais representantes políticos, de entidades, organizadores e da comunidade em geral.
Nas manifestações, além de cumprimentar os organizadores da Festa - Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Embrapa, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, Comunidade São Pedro da Vila Nova, Centro Cultural Nativista Raízes da Tradição (CCN), Esporte Clube Vila Nova, Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel), Associação de Produtores de Pêssego da Região de Pelotas e produtores, todos destacaram a qualidade – em aparência e sabor – do pêssego desta safra, enaltecendo o trabalho dos agricultores nos pomares e a importância e tradição do cultivo da fruta em Pelotas e região.
Após as manifestações, os representantes religiosos, padre Édson e pastor Signorini, deram a bênção à safra, aos produtores e à colheita, simbolizados por uma cesta cheia de pêssegos, nas mãos da prefeita Paula Mascarenhas.
Durante a Festa, houve o tradicional concurso do melhor pêssego, nas categorias indústria, mesa e inovação.
Indústria
- 1º lugar – Alvino Noremberg
- 2º lugar – Moisés Leivas Teixeira
- 3º lugar – João Carlos Bender
Variedades de mesa
- 1º lugar – João Carlos Bender
- 2º lugar – Maurício Bender
- 3º lugar – Luiz Carlos Portantiolo
Inovação
- Mauro Scheunemann
Pelotas está no período da 11ª Quinzena do Pêssego e tem a Feira Municipal com bancas, no Centro e bairros, à disposição dos consumidores, com comercialização direta dos produtores, que disponibilizam as variedades da fruta recém colhida e produtos à base de pêssego. A Feira se estenderá até o dia 7 de dezembro.