A prefeita Paula Mascarenhas recebeu Claudia Vidigal nesta sexta-feira (15), para apresentar ações voltadas à primeira infância do Município e alinhar parceria com novas ideias
Por Marina Amaral 15-10-2021 | 17:05:15
Nesta sexta-feira (15), a prefeita Paula Mascarenhas recebeu a representante da Rede Urban95 e do projeto Pé de Infância - iniciativas que integram o eixo de Urbanismo do Pacto Pelotas pela Paz -, Claudia Vidigal. Pela manhã, no Paço Municipal, foi feita uma apresentação sobre as ações da política pública do Executivo voltadas à primeira infância. Já à tarde, as Escolas de Ensino Infantil (Emeis) Ivanir Dias e Herbert de Souza foram visitadas, bem como o Presídio Regional de Pelotas (PRP), onde teve início a aplicação da metodologia socioemocional desenvolvida pelo programa ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros à segunda turma de apenados.
Durante o primeiro encontro realizado pela manhã, foi fortalecida a parceria entre Município e a Rede Urban95. Paula expressou o desejo em visitar outras cidades nas quais as ações voltadas à primeira infância, promovidas pela instituição, são desenvolvidas, a fim de aplicá-las em Pelotas. Paula destacou que a reunião teve como principal objetivo alinhar ideias e pensar nos próximos passos do Pé de Infância, projeto que busca oferecer espaços públicos e oportunidades às crianças, além de desenvolver ações voltadas a esse público.
“A parceria com a Rede Urban95 é uma das grandes novidades deste governo. Temos muitas equipes trabalhando nos projetos voltados à primeira infância do Pacto, e agora vamos focar na transformação visual das vias públicas, para tornar mais evidente a nossa preocupação com as crianças, e pensar nos espaços e intervenções do Pé de Infância”, declarou a chefe do Executivo municipal.
De acordo com Claudia, que também representa a Fundação Bernard van Leer, “Pelotas é uma das cinco cidades parceiras da instituição que mais apresentam potencial”. A reunião foi acompanhada pela chefe de Gabinete, Kelli Baum, a assessora especial do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, e a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Vera Roig.
Na sequência da reunião, a gestora municipal apresentou as políticas de Primeira Infância desenvolvidas pelo Município, inseridas no Pacto Pelotas pela Paz, e as ações voltadas para a ampliação e aprimoramento delas. Iniciativas como o ACT, Cada Jovem Conta, Conte Comigo, Saúde na Escola, Banco de Oportunidades, Criança Feliz (que nasceu do Programa Primeira Infância Melhor e atende crianças de 0 a 6 anos), Sorrindo na Escola e Famílias Acolhedoras foram expostas e detalhadas.
Paula reiterou a necessidade de fortalecer cada vez mais essa rede e cuidar das crianças. “Eu fico muito orgulhosa desse trabalho e tenho certeza que podemos fazer ainda mais, tornando isso um sistema”, completou. “Vamos renovar a parceria com Pelotas por mais anos e, assim, desenvolver mais ações de proteção, estímulo e valorização da primeira infância”, afirmou, por sua vez, a representante do Urban95.
Participaram da apresentação os secretários de Saúde (SMS), Roberta Paganini, e de Assistência Social (SAS), José Olavo Passos, a enfermeira da SMS e responsável pelo Infância Protegida - ação do Pacto Pelotas pela Paz -, Carmem Viegas, a diretora executiva da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Clotilde Conceição Victória, as coordenadoras pedagógicas de educação infantil da Smed, Taiani Corrêa e Jaqueline Silveira, a assistente social do Departamento de Planejamento da SAS, Raquel Nebel, as coordenadoras da Média Complexidade, Andreia Iriart, e de Políticas Públicas para Mulheres da SAS, Manoela Rodrigues, respectivamente, além de Kelli Baum, Aline Crochemore e Carmem Roig.
A prefeita Paula Mascarenhas apresentou, após as reuniões no Paço, a estrutura de duas escolas municipais de educação infantil para a representante da Fundação Bernard van Leer e da Rede Urban95 no Brasil, Claudia Vidigal. As Emeis Ivanir Dias, na Cohab Tablada, e Herbert de Souza, no bairro Pestano, foram mostrados por Paula em parceria com as equipes das escolas. Os espaços das salas de aula, bibliotecas, refeitórios, pracinhas, depósitos e secretarias, que foram completamente requalificados pelo Município, foram visitados. A secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, acompanhou as vistorias.
A Emei Ivanir Dias tem capacidade para atender 200 alunos e a Herbert de Souza comporta até 260 crianças. Ambas acolhem meninas e meninos em idades de berçário, maternal e pré. “As nossas escolas se tornaram lugares mais agradáveis, atrativos e acolhedores para as nossas crianças. E receber o projeto Urban95 nos deixa muito felizes, porque a ideia é colocar o foco do governo, da administração pública, no desenvolvimento e proteção dos pequenos, sobretudo na Primeira Infância”, frisou Paula.
“Nessa visita às escolas, percebi que estamos no caminho certo. Elas são lindas e bem estruturadas. O nosso trabalho vai atingir, de maneira muito positiva, não só as nossas crianças, mas também as suas famílias e aqueles que têm contato com elas”, ressaltou Claudia.
Dando continuidade na agenda de visitas à cidade, a representante do Urban95 acompanhou a prefeita na abertura da segunda turma do ACT no PRP. As atividades começaram na tarde desta sexta-feira, exatamente um mês após a formação da primeira turma.