ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

SAS entrega almoço e kit Ano-Novo

Ação distribuiu 600 refeições para pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social

31-12-2020 | 13:09:29

"Só tenho que agradecer. Já vivi em outros lugares, tenho família no Rio de Janeiro, e lá não tem essa ajuda que a gente tem aqui em Pelotas". Foi com esse sentimento que um homem de 33 anos, que vive em situação de rua, mas dorme na Casa de Passagem da Prefeitura, recebeu almoço, ceia de Ano-Novo e um kit higiênico de prevenção ao coronavírus na manhã desta quinta-feira (31). Ele não foi o único. A ação, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e o governo gaúcho, entregou cerca de 600 refeições à pessoas em situação de rua e para população em vulnerabilidade social atendidas pela rede socioassistencial do Município.

A iniciativa distribuiu dois tipos de marmitas, além de um kit de higiene, no Restaurante Popular. As pessoas em situação de rua receberam os dois combos de alimentos: o almoço especial composto por arroz, lentilha, farofa , salada portuguesa, carne de porco assada , pão com alho, alface e abacaxi; além da ceia de Ano-Novo com farofa , carne de porco , salsichão, pão com alho e salgadinho. Já a população considerada em vulnerabilidade social recebeu a marmita com almoço especial. Todos receberam o kit de higiene com álcool gel, máscaras, água e orientação sobre a prevenção ao coronavírus.  

"Essa ação é a demonstração do amor e da dedicação dos servidores envolvidos para com seu próximo em situação de vulnerabilidade", destacou o secretário de Assistência Social, José Olavo Passos.

Cerca de 30 pessoas trabalharam na entrega nas refeições especiais de Ano-Novo - Fotos cedidas SAS

Equipe e mapeamento

Cerca de 30 pessoas, entre servidores da SAS e integrantes das Organizações da Sociedade Civil- Gesto, Vale a Vida e ONG Amigos do Coração trabalharam em uma verdadeira linha de produção desde as primeiras horas da manhã. Eles foram responsáveis pelo preparo até a entrega dos alimentos. 

De acordo com a coordenadora da Proteção Social Especial de Média Complexidade da SAS, Andreia Iriart, na oportunidade também foi realizado um cadastramento dos beneficiados pela ação, o que irá ajudar em um mapeamento realizado pela assistência social do município.

" Essa iniciativa significa promover acesso a política de assistência social, inclusão social, pois também estamos promovendo o mapeamento, e assim buscar indicadores para planejar as ações com as pessoas em situação de rua", relata Iriart.

Parceria

Assim como no Natal, a distribuição de alimentos foi realizada em parceria pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social, através da Gesto- uma Organização da Sociedade Civil (OSC). A coordenadora Proteção Social Especial da SAS a Gesto é a responsável pelos recursos para cerca de 240 refeições. "O restante a SAS tem termo de parceria com o Restaurante Popular para oferecer os almoços à população usuária da política de assistência social".

Tags

assistência social, alimentos, refeições, Ano-Novo, coronavírus, ceia, kit, situação de rua

Carregando 0%
Carregando 0%