Roda de conversa que abordou assuntos como identidade, comunicação, convivência, postura e o impacto do Carnaval na vida das pessoas

Secom recebe Corte do Carnaval de Pelotas 2026

Roda de conversa que abordou assuntos como identidade, comunicação, convivência, postura e o impacto do Carnaval na vida das pessoas

Por Lucia Ippolito 04-02-2026 | 14:27:33
Tags: Carnaval , Corte , Comunicação

A Prefeitura Municipal de Pelotas, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), recebeu, nesta terça-feira (3), a Corte do Carnaval de Pelotas de 2026. O encontro propôs uma roda de conversa, e abordou discussões diversas, como a identidade, comunicação, convivência, postura e o impacto do Carnaval na vida das pessoas. 

O Carnaval é um evento símbolo na cidade de Pelotas, marca a cultura popular com histórias que por muito tempo foram silenciadas, mas que hoje ocupam o centro da cena com dignidade, talento e pertencimento. Em 2026, a corte é formada majoritariamente por pessoas negras, motivo de orgulho para Pelotas.

Durante a roda de conversa, todos membros da Corte compartilharam um pouco de suas longas vivências com o Carnaval, presente desde o início de suas vidas. A expectativa de conquistar a coroa foi algo construído através da autoconfiança e da negritude.

Representatividade é o que a Corte de 2026 carrega. Para Jacqueline Santos, diretora de cultura da Secretaria de Turismo (Setur), a festa popular é uma construção:

“Fazemos cultura, fazemos Carnaval todo ano, alguns, produzem todo dia. Carnaval é isso, trazer pessoas de todos os lugares, jeitos e contextos para esta festa popular”, declara.

Para a rainha do Carnaval, Nathaly Fernandes, que sempre foi carnavalesca, conta como foi superar suas inseguranças para concorrer:

Rainha do Carnaval, Nathaly Fernandes (Foto: Tobias Bernardo/Secom - 2026)
“O carnaval é a primeira coisa que faz eu ser eu. Vivi um tempo vendo as passarelas pela TV e percebi o quanto me fazia falta. Tinha tabu por ser preta, inseguranças com meu corpo, hoje em dia entendo como a coroa é um importante símbolo para a representatividade de Pelotas”, diz.

O carnaval foi feito para ser vivido, isso que explica a rainha da Diversidade, Rebecca Dias, que faz parte do carnaval desde que sua mãe estava grávida dela:

 Rainha da Diversidade Rebecca Dias (Foto: Tobias Bernardo/Secom - 2026)
“Comecei com dois anos de idade. O que mais me motiva é chegar em uma comunidade e ver os olhos das pessoas brilhando, já que às vezes, este é único acesso à cultura que eles têm. Nós somos a mensagem de que um dia, aquela criança, pode ser sim fazer parte da corte do carnaval”, comenta.
Corte do Carnaval de Pelotas 2026 (Fotos: Tobias Bernardo/Secom - 2026)

Conheça a Corte:

Corte do Carnaval 2026:

Rei Momo - Rodrigo Talabi

Rainha - Nathaly Fernandes Soares (banda Kibandaço)

1ª Princesa - Mikaéla da Silva Fernandes (Escola de Samba Unidos do Fragata)

2ª Princesa - Echley Oliveira (banda Explosão do Futuro)

Corte da Diversidade

Rainha da Diversidade - Rebecca Dias (banda carnavalesca Dona da Noite)

1ª Princesa da Diversidade - Luize Fonseca (banda Entre a Cruz e a Espada)

2ª Princesa da Diversidade - Mufasa Knowles (banda Bonde dos Boloduchos)

Alt+1 (conteúdo) • Alt+2 (menu)
Alt+3 (busca) • Alt+4 (rodapé)