
Secretaria de Igualdade Racial abre inscrições para curso sobre cultivo de plantas medicinais e suas aplicações
A Secretaria Municipal de Igualdade Racial (Smir) está com inscrições gratuitas abertas até o dia 15 de outubro para os minicursos do projeto Benditas Folhas. A iniciativa é fruto de uma parceria com o IFSul – CAVG e busca integrar práticas de cultivo sustentável, educação ambiental e transmissão de conhecimentos ancestrais, aproximando a comunidade da terra e de suas potencialidades.
As duas oficinas serão realizadas no CAVG, nos dias 17 e 24 de outubro, das 14h às 17h. O primeiro encontro terá como tema a troca de saberes e identificação de plantas medicinais e o segundo tratará da propagação de mudas de plantas.
No dia 15 de novembro, a iniciativa irá inaugurar uma horta comunitária no bairro Simões Lopes, em área localizada atrás da Escola Municipal de Ensino Fundamental Monteiro Lobato. O espaço reunirá plantas medicinais e hortaliças, sendo pensado como um local de fortalecimento e valorização dos saberes das comunidades tradicionais e dos povos de terreiro.
As inscrições podem ser feitas através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVJBhGVfMwdQFdYvO68YSmWyFDRlJzoXErs8kmBBRRwO1KFQ/viewform. Ao todo, serão oferecidas 20 vagas. Para mais informações, entre em contato através do telefone/whatsapp 53 9141-1026.
O projeto
O horto comunitário agroecológico e ancestral no bairro Simões Lopes, voltado à valorização dos saberes e práticas dos povos de terreiro, indígenas e quilombolas, é a ação principal do projeto Benditas Folhas. A partir dele, ocorrerá a produção de mudas, o cultivo de plantas medicinais, bioativas e sagradas, e a produção de insumos naturais (xaropes, sabonetes, ungüentos, chás) e a formação comunitária em parceria com o Instituto Federal Sul-rio-grandense – CAVG, através de projeto coordenado pelo professor Márcio Paim Mariot. O horto será um espaço de cura, resistência, espiritualidade e intercâmbio de saberes, promovendo minicursos formativos, ações de saúde integrativa e fortalecimento da identidade cultural dos povos tradicionais. O Benditas Folhas também se conecta à medicina alternativa, promovendo formas de cuidado em sintonia com a natureza, os ciclos da terra e as práticas ancestrais de cura e bem viver.
Conforme a Smir, o projeto quer fortalecer a articulação entre as políticas públicas de igualdade racial, saúde popular, educação técnica e ambiental, com protagonismo dos povos tradicionais. Além disso, criará um espaço de referência para práticas integrativas e complementares no território da UBS Simões Lopes, com base na ancestralidade, no respeito à natureza e nos princípios do bem viver, estimulando o protagonismo juvenil e comunitário na preservação e valorização da biodiversidade local, com ênfase na defesa dos bens comuns.
A iniciativa conta com o apoio das secretarias municipais de Qualidade Ambiental e de Serviços Urbanos e Infraestrutura.
Notícias Relacionadas

Secretário de Igualdade Racial reúne-se com deputada integrante da Bancada Negra Gaúcha

Smir recebe o Grupo Impulsionador rumo à Marcha Nacional das Mulheres Negras

Secretaria de Igualdade Racial assegura emenda parlamentar de R$ 100 mil

Pelotas assina termo de compromisso do Programa Mais Igualdade e da Casa da Igualdade Racial