Programa que já atende mais de 600 jovens dentro do Pacto Pelotas pela Paz e busca inseri-los no mercado de trabalho será ampliado
Por César Soares 24-02-2022 | 14:15:15
A prefeita Paula Mascarenhas conheceu, na manhã desta quinta-feira (24), detalhes de uma nova versão do Start, integrante do conjunto de políticas públicas executado pelo Município dentro do Pacto Pelotas pela Paz. De acordo com a nova proposta, apresentada em reunião no Paço Municipal, o programa será potencializado, considerando as necessidades e desafios do novo cenário pós-pandemia.
Conforme explicou o assessor especial de Criação de Políticas Públicas da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Pablo Salomão, o Start conseguiu atingir mais de 70% de jovens formados dentro da iniciativa que visa à capacitação para o mercado de trabalho. Desde o início do programa, até o final do ano passado, foram 605 participantes e 434 qualificados. Desses, 100 saíram com emprego garantido. Agora, as ações serão remodeladas, ampliando o tempo de permanência dos participantes e, também, as abordagens de capacitação de forma ainda mais integrada.
Diante dos números e do detalhamento da proposta, Paula acolheu a nova formatação e ressaltou que "o Start, agora, passa a atuar como uma política pública permanente, em redes e em comunidades, agregando jovens, fazendo-os permanecer desde o início do processo, estimulando a integração em rede, compartilhando projetos de vida, promovendo a transformação e a inserção nas comunidades. Será o guarda-chuva das políticas para a juventude", avaliou a gestora.
De acordo com o cronograma de ampliação do programa, os próximos passos projetam reuniões com secretarias municipais, para levantar e integrar todas as ações desenvolvidas para juventude, a fim de direcioná-las. "O Start era um curso que apenas preparava o jovem para o mercado de trabalho. Hoje, se torna um programa que o prepara para a vida em um processo contínuo de capacitação, transformação, estímulo da autonomia e do protagonismo", resumiu Salomão.
Também participou da apresentação a assessora especial do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore.
Integrando o eixo de Prevenção do Pacto Pelotas pela Paz, desde de 2018, o Start é executado em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Além de oportunidades de emprego e capacitação de pelotenses para o mercado de trabalho, o programa atua para abertura de espaços focando no desenvolvimento e no crescimento social dos jovens longe da violência.