ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Vigilância alerta sobre proibição de câmaras de bronzeamento

Equipamentos produzem riscos à saúde e Visa abre canais para denúncias

Por Tânia Magalhães 19-02-2025 | 09:47:56

A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Visa/SMS) disponibiliza à população canais para recebimento de informações de locais que utilizam, de forma clandestina e irregular, câmaras de bronzeamento artificial. As denúncias podem ser formalizadas pelo telefone (53) 3284.7733, pelo e-mail admvisapel@gmail.com ou, ainda, pela Ouvidoria do SUS.

“As câmaras de bronzeamento artificial são proibidas em todo o país pelo Ministério da Saúde, por meio de regramento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já que produzem graves riscos, incluindo o aumento dos casos de câncer de pele. A Secretaria Municipal da Saúde de Pelotas, por intermédio do Departamento de Vigilância Sanitária, reforça o alerta sobre os riscos associados ao uso desses equipamentos para fins estéticos, devido à emissão de radiação ultravioleta”, pontua o servidor da Visa/SMS, Sidnei Louro Jorge Júnior.

É proibido o uso do equipamento - Foto: Divulgação/SMS

Desde 2009, é vigente a proibição, conforme Resolução 56 da Anvisa. Sidnei comenta que, apesar de ser proibido, há relatos do uso clandestino desses equipamentos não licenciados pela Vigilância Sanitária. “Apelamos à população, no sentido que denuncie, com urgência, o local que pratica esse procedimento, pois está atuando de forma clandestina, sem autorização ou licença para operar”, frisa.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), as câmaras de bronzeamento artificial emitem radiação UV e estão diretamente associadas ao desenvolvimento de melanoma, um dos tipos mais graves de câncer de pele.

Tags

denúncias, bronzeamento artificial, proibição

Carregando 0%
Carregando 0%