Tarifa Transporte Coletivo Urbano

O que é tarifa?

É a valor que o usuário paga para usar o transporte público.

Quem são os usuários pagantes do transporte coletivo?

- os usuários da tarifa integral
- os estudantes (que pagam 40% do valor total)
- os usuários dos seletivos (que pagam 40% a mais do valor do ônibus comum)

Após o reajuste, quanto vai custar a tarifa de ônibus?

- Para pagamento em dinheiro: R$ 4,00
- No cartão PRATI e Santa Cruz: R$ 3,95
- Estudantes: R$ 1,60
- Ônibus seletivos: R$ 5,60
*todos os usuários com cartão PRATI podem utilizar a integração tarifária

Quem não paga passagem?

- Idosos (com mais de 65 anos portando o cartão)
- Pessoas com deficiência e 1 (um) acompanhante
- Policiais civis
- Policiais militares
- Policiais federais
- Agentes de trânsito
- Bombeiros
- Colaboradores da empresa
- Gratuidade concedida judicialmente

Como é calculada a revisão da tarifa?

Existe um índice chamado IPK (ÍNDICE DE PASSAGEIROS EQUIVALENTES POR KILÔMETRO).
A tarifa é calculada da seguinte forma: a média mensal de passageiros equivalentes divida pela média mensal de Km percorridos - os dados são calculados sempre com base nos últimos 12 meses. (conforme anexo 2).
Entre novembro de 2018 e outubro de 2019, a média de passageiros equivalentes foi de 1.794.720.
Entre novembro de 2018 e outubro de 2019, a média de quilometragem percorrida pelos veículos da frota foi de 1.140.459. Logo, neste período, o IPK 2019 foi de 1,5730.
O IPK de 2018 foi de 1,7152.
No comparativo, este ano houve queda de 9% no índice.

Conforme está previsto no contrato do consórcio, sempre que ocorrem variações superiores a 3% no IPK deve ser aplicada a revisão da Planilha Tarifária. Esses 3% são calculados sobre a diferença do IPK de um ano para o outro.

Por que é preciso aumentar a tarifa?

O reajuste está previsto no contrato de concessão firmado entre o Município e o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) para ocorrer, anualmente, em novembro.

Além disso, no último ano houve diminuição no número de usuários: mensalmentre, cerca de 255 mil passageiros pagantes deixaram de usar ônibus - o que representa uma queda de 14%.

Para evitar que o reajuste fosse maior, a Prefeitura diminuiu também os Km rodados pelo ônibus em linhas consideradas ociosas, principalmente em momentos de menor movimento como feriados e finais de semana. Para não causar prejuízo à população, essa diminuição foi possível em apenas 5% das rotas. Desta forma, aumentou o custo quilométrico do serviço (queda de 14% de passageiros MENOS a diminuição de 5% nas rotas = 9% do IPK)




Planilha Tarifária
Relatório Passageiro e Quilometragem
Justificativa do Reajuste Secretário
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