ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Pelotas registra marca de 400 Operações Integradas

Iniciativa do Pacto Pelotas pela Paz busca envolver efetivos de segurança e fiscalização para coibir a criminalidade e diminuir os índices de violência no município

Por Ascom 02-12-2019 | 18:03:01

No último final de semana, Pelotas chegou a marca de 400 Operações Integradas realizadas no município. O número corresponde ao trabalho coletivo, desencadeado pelo Pacto Pelotas pela Paz, que é feito por diversos órgãos de segurança e fiscalização municipais, estaduais e federais, desde julho de 2017. Na noite de sexta-feira (29) para sábado (30), os efetivos reuniram-se na sede do 4º Batalhão de Polícia Militar para dar início à ação integrada, que percorreu diferentes bairros da cidade.

Em dois anos e quatro meses, as Operações Integradas abordaram mais de 21 mil pessoas e 12 mil veículos, além de contabilizar a fiscalização de estabelecimentos comerciais, autuação de veículos e prisões – dados monitorados diariamente pelo Observatório da Secretaria de Segurança Pública de Pelotas. A soma de esforços, associada ao trabalho de inteligência focada na prevenção e repressão de crimes e ao compartilhamento de informações entre os órgãos de segurança, tem refletido no declínio dos indicadores da criminalidade em Pelotas.

Fotos: Michel Corvello

O acumulado de crimes violentos letais intencionais – homicídios, latrocínios, feminicídios, entre outros – diminuiu 41% em Pelotas, comparando-se os 18 meses antes e após as ações integradas de combate à violência. Os dados monitorados pelo Observatório também apontam queda dos indicadores – contrapondo o período de janeiro a outubro de 2017 e de 2019 – relacionados aos feridos por arma branca (- 29%) e de fogo (- 39%); ao roubo a estabelecimento comercial e financeiro (- 48%); ao furto (- 16%) e roubo de veículos (- 60%); ao roubo a pedestre (- 34%); e a transporte público (- 59%), que inclui os casos de motoristas de táxi e aplicativos.  

Entre as instituições de segurança que participam das Operações Integradas, figuram a Guarda Municipal, a Brigada Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, a Susepe, a Polícia Rodoviária Federal, além de equipes das secretarias de Transporte e Trânsito, de Saúde, de Qualidade Ambiental e de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana.  

Tags

operação integrada, pacto pelotas pela paz, 400

Carregando 0%