ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Procon

Procon orienta consumidores para compras de dezembro

População deve comparar preços e condições oferecidas, não deixar as compras para a última hora e estar atento às promoções, regras para trocas, taxas de juros e todas as questões que envolvem a aquisição de mercadorias

Por Tânia Magalhães 30-11-2023 | 14:17:48

O mês de dezembro, tradicionalmente, registra aumento considerável de movimento nos estabelecimentos comerciais, pela busca de produtos para presentes, para uso pessoal ou para incrementar as moradias. O Programa de Defesa do Consumidor (Procon) da Prefeitura de Pelotas orienta a população, com dicas importantes para a hora das compras, a fim de evitar constrangimentos futuros, e está à disposição dos interessados, em casos de dúvidas, informações ou denúncias.

“O Procon está aberto aos consumidores, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h, na sede localizada à praça Rio Branco, 7. Contatos ainda podem ser feitos pelo telefone (53) 3305.3505, pelo WhatsApp (53) 99113.9182, ou pelo e-mail proconpelotasrs@gmail.com”, informa o coordenador executivo Enéias Clarindo.

Atenção é importante

Para que a compra seja segura e satisfatória, o Procon orienta que o consumidor faça uma pesquisa de preços. “É significativa a variação de valores de um mesmo produto entre estabelecimentos comerciais. É importante conferir e se certificar que as promoções anunciadas resultem de fato em benefício financeiro para o comprador”, alerta o coordenador, lembrando que a nota fiscal é um direito do cidadão.

Outra dica é não deixar para adquirir os produtos na última hora. A antecedência pode evitar contratempos e proteger o consumidor quanto a propagandas enganosas, já que a compra planejada permite análise mais detalhada das ofertas disponíveis. 

De acordo com nota técnica do Procon-Pelotas, “Na hora da compra, é imprescindível que o consumidor verifique, cuidadosamente, todas as informações essenciais do ato comercial. Isso inclui a política de troca do estabelecimento, que deve ser solicitada por escrito, assim como a análise das taxas de juros, encargos e características dos produtos adquiridos.” Enéias Clarindo explica que as lojas não são obrigadas a trocar produtos que não apresentem vício ou defeito. Por isso, é importante o comprador estar ciente dos procedimentos adotados pelo comerciante.

Tags

compras dezembro, procon, orientação, dicas

Carregando 0%
Carregando 0%