ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Alunos do Projeto Start criam produtos e apresentam ideias inovadoras

Atividade faz parte da etapa final do curso gratuito oferecido pela Prefeitura, que capacita jovens para o mercado de trabalho

22-10-2019 | 17:59:50

Diferentemente das três turmas anteriores, desta vez o Projeto Start, do Pacto Pelotas pela Paz, trocou a ação social do último módulo pelo protagonismo juvenil. Os 90 alunos tiveram que se dividir em grupos e criar um produto inovador, com direito à apresentação para os demais e projeção de vendas, estimulando a capacidade de empreender. A atividade começou nesta terça-feira (22), no Colégio Pelotense, e irá se repetir no Espaço de Referência para a Juventude e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Ronna.  

Fotos: Michel Corvello

Bicicletas reforçadas a partir do reaproveitamento de plástico, a fim de evitar o desgaste dos pneus; uma camisa com sensor térmico, que muda de acordo com a temperatura externa; tênis que se adaptam aos pés para oferecer maior conforto; e até mesmo semáforos com sinal sonoro, beneficiando deficientes visuais, crianças e idosos foram algumas das ideias desenvolvidas a partir dos conhecimentos do Start. 

O curso gratuito da Prefeitura é dividido em seis módulos, abordando empreendedorismo, liderança, comunicação, produção de currículos e preparação para entrevistas, tudo com o objetivo de inserir os alunos no mercado de trabalho e, quem sabe, garantir o primeiro emprego.

Este foi, justamente, o grande prêmio para Thais Cunha Rosa, 16 anos. Ela foi a escolhida, devido ao desempenho ao longo do projeto e pela apresentação desta terça, para ocupar uma vaga de Jovem Aprendiz junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no curso de panificação e bolos.

 “Eu não tenho palavras... Aconteceu mesmo! Estou muito feliz e agradeço muito pelo curso, por ter essa oportunidade. É um passo a frente na minha vida entrar no mercado de trabalho”, afirmou Thais ao receber a notícia. 

O primeiro emprego veio no momento em que a jovem menos esperava. Após entregar currículos em diversos locais, ela não havia recebido nenhum retorno. Mas o esforço no Start foi recompensado após a apresentação dela e dos colegas de grupo, que criaram um produto que inibe o chulé, deixando os calçados mais limpos.   

O desempenho individual e a relação com os colegas, conforme o coordenador do Start, Pablo Salomão, foram os diferenciais que fizeram Thais conquistar a tão sonhada vaga, assim como a perda da timidez e do medo de falar em público. 

Start

O Projeto Start é uma das frentes de atuação do Banco de Oportunidades, que até agora captou mais de 1.100 vagas em cursos, oficinas e Jovem Aprendiz. O curso surgiu de uma necessidade apresentada pelas instituições parceiras do Pacto Pelotas pela Paz: a capacitação de jovens para que cheguem mais preparados ao primeiro emprego.

As aulas contam com professores do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e secretarias municipais de Assistência Social, de Cultura e de Educação e Desporto. O projeto já formou 230 jovens dos núcleos Sítio Floresta, Areal, Colônia Z3, Getúlio Vargas, Navegantes, Laranjal, Santa Terezinha, Pestano e Centro, em três turmas.

Enquanto a quarta turma – do Pelotense, no Centro; Espaço da Juventude, no Navegantes; e Escola Antônio Ronna, na Vila Princesa – finaliza as atividades e aguarda a formatura programada para novembro, a quinta turma já está na segunda semana de atividades. Os encontros ocorrem nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Jornalista Deogar Soares e Piratinino de Almeida, e na Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Pedro Osório.

Tags

pacto pelotas pela paz, projeto start, mercado de trabalho, primeiro emprego, jovem aprendiz

Carregando 0%
Carregando 0%