ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Audiência pública discute segurança e serviço público

A prefeita Paula Mascarenhas participou da mesa de discussões e respondeu questionamentos do público

18-05-2018 | 11:56:50

      O auditório da Universidade Católica de Pelotas recebeu, na noite desta quinta-feira (17), a audiência pública promovida pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Proponente do ato, o deputado estadual Catarina Paladini recebeu a comunidade pelotense, autoridades locais e estaduais para discutir boas práticas para a redução da criminalidade. A prefeita Paula Mascarenhas participou da mesa de discussões e respondeu questionamentos do público.

“Segurança pública começa nas famílias e nas escolas. Proteger o futuro dos nossos jovens e crianças é responsabilidade de todos: dos governos federal, estadual e municipal”, afirmou a chefe do Executivo. 
Fotos: Gustavo Mansur

      O primeiro tema abordado foi as ações para redução da violência junto às escolas. A coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Greici Weschenfelder, relatou a experiência obtida nos municípios da região de Estrela, onde as Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violências Escolares foram instaladas em 100% das 89 instituições educacionais do Vale do Taquari. 

      A gestora da 3ª CRE falou sobre o caso de sucesso no presídio de Lajeado, onde os próprios apenados fabricam jogos educativos, que são distribuídos às escolas do município. 

      O secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira, falou sobre os resultados obtidos, de janeiro a abril de 2018, pelas ações do Pacto Pelotas pela Paz. Reduções nos índices de vários crimes foram observadas pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), com destaque para o fato de nenhum latrocínio ter sido registrado no município.

“Entre as boas práticas para reduzir a violência, destaco a completa integração entre as forças de segurança da cidade, além do apoio dos órgãos legislativos, executivos e judiciários. Essa parceria tem feito a diferença nas estratégias do Pacto”, declarou o secretário.

      Ao final, o público também teve a oportunidade de questionar as autoridades que compuseram a mesa da comissão estadual. O estudante Igor Pereira questionou a Brigada Militar sobre a pouca participação dos líderes comunitários nas atividades da segurança pública. O comandante da 4ª Brigada de Polícia Militar, tenente-coronel Perachi, disse que a maior barreira está no próprio bairro, que não vê a polícia como parceira.

      Os secretários de Habitação e Regularização Fundiária, Ubirajara Leal, e de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, também acompanharam o evento, além de autoridades estaduais da segurança pública.

Tags

segurança pública, audiência pública

Carregando 0%
Carregando 0%