Nos quatro dias de programação carnavalesca, com apoio e incentivo da Prefeitura, blocos e cordão respondem pela grande festa popular

Carnaval toma as ruas e empolga foliões em Pelotas

Nos quatro dias de programação carnavalesca, com apoio e incentivo da Prefeitura, blocos e cordão respondem pela grande festa popular
Por Tânia Magalhães 12-02-2024 | 11:33:26
Tags: carnaval de rua , blocos e cordão , desfiles

Desde sábado (10), blocos de rua e cordão carnavalesco compartilham samba e alegria com foliões no Carnaval de rua de Pelotas. A festa conta com apoio e incentivo do Município e se estende até a terça-feira (13), com promessa de muita animação. No fim de semana, desfilaram o Bloco do Museu, o Jacaré da Lagoa, o Cordão Ponto Chic/Amigos da Mesa Sete, Língua Maldita e Batucantada. Os três primeiros fizeram a festa no coração da cidade, no Centro, e os dois últimos no Porto. 

Animação toma conta das ruas - Fotos: Rodrigo Chagas

Segundo avaliação da presidente da Liga de Blocos e Cordões de Pelotas, Jaqueline Santos, milhares de foliões acompanharam os desfiles. O Bloco do Mapa, por ser inclusivo, transferiu sua participação do domingo (11) devido à instabilidade do tempo. Nova data já está acertada. Será domingo (18), com concentração ao meio-dia, na rua Sete de Setembro esquina 15 de Novembro. 

O Carnaval de rua transcorre sob a organização da Liga, que congrega 41 instituições associadas. A Prefeitura participa ativamente da programação, por intermédio das secretarias de Cultura (Secult), de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), de Transporte e Trânsito (STT), de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), da Guarda Municipal (GM) e da Secretaria de Saúde (SMS) - Vigilância Sanitária (Visa). A festa popular recebe apoio da Câmara de Vereadores, por meio de emendas impositivas, e da Brigada Militar.

O Carnaval de Pelotas, segundo registros históricos, teve início no século XIX, com manifestações públicas de clubes sociais. Hoje, a festa não perde a motivação e, onde estiver a batucada do samba, o compartilhamento da alegria estará assegurado. 

Foliões brincam com a batucada - Fotos: Rodrigo Chagas

“Nos desfiles do fim de semana, constataram-se a organização e o monitoramento eficiente da Liga nos desfiles. O Carnaval caracterizou-se, até agora, pela participação de famílias, brincadeiras saudáveis e nada de violência. É exatamente esse o propósito da festa popular”, pontua o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo.

Programação continua

Para esta segunda-feira (12), estão programados os desfiles do Tira a Corda do Meu Bloco, às 16h, na rua Marechal Floriano esquina 15 de Novembro, e Amigos do Saca-rolha, às 18h, na rua 15 de Novembro esquina Voluntários da Pátria. Para terça-feira (13), Bonde da Várzea, às 12h, na praça Coronel Pedro Osório, Bloco da Ursal, às 16h, no Largo do Mercado Central e Bloco Jacaré da Lagoa, às 21h, na rua Campinas do Sul esquina avenida Amazonas, no Balneário dos Prazeres.

A folia prosseguirá nos próximos fins de semana. Para sábado (17), estão previstos os desfiles dos blocos Confraria do Samba, às 14h, na rua Doutor Cassiano entre Andrade Neves e 15 de Novembro, do Batucantada, às 18h, na rua Três de Maio esquina Padre Anchieta, e do Fantasmão do Fragata, às 19h, na avenida Duque de Caxias, entre a rua Tenente Lira e avenida Pinheiro Machado. Para o domingo (18), a festa estará por conta do Bloco do Mapa, ao meio-dia, na rua Sete de Setembro com 15 de Novembro, e do Arrastão da Jamaica, às 14h, nas ruas Cristóvão Colombo e Vidal de Negreiros no Fragata. No sábado (24), o Carnaval de rua terá nova manifestação, com o Bloco do Micha, às 18h, na rua Helena Assumpção de Assumpção no Laranjal e, no domingo (25), o Bloco Lado Norte responderá pela programação, às 16h, na rua Santa Clara entre as avenidas 25 de Julho e São Jorge no bairro Três Vendas.

Concursos e desfiles na passarela

No sábado (24), às 21h, na Associação Rural de Pelotas, será realizado o concurso para composição da Corte do Carnaval 2024. Entre as candidatas inscritas, serão escolhidas rainha e 1ª e 2ª princesas adultas, além da rainha da diversidade e mirim. Preparação das eleitas, com orientações e ensaios, será na sede da Secretaria de Cultura.

O Carnaval na passarela do Porto, com desfiles e concursos entre as entidades de quatro categorias – bandas carnavalescas, blocos burlescos, escolas de samba do grupo especial e escolas de samba mirins –, será no período de 15 a 17 de março.

Notícias Relacionadas

Prefeitura prorroga até dia 30 inscrições do concurso para Cortes do Carnaval 2026

Prefeitura prorroga até dia 30 inscrições do concurso para Cortes do Carnaval 2026

Prevpel lota auditório com ciclo de palestras sobre câncer de mama

Prevpel lota auditório com ciclo de palestras sobre câncer de mama

Prefeitura visita Passarela do Samba para planejar o Carnaval 2026

Prefeitura visita Passarela do Samba para planejar o Carnaval 2026

Prefeitura lança edital para escolha das Cortes do Carnaval 2026

Prefeitura lança edital para escolha das Cortes do Carnaval 2026