ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Centenas de pessoas participam do Aulão gratuito preparatório ao Enem

Atividade ocorreu nesta quinta, no Largo do Mercado Central, em parceria entre o Pacto Pelotas pela Paz e o pré-vestibular Anglo

31-10-2019 | 18:53:31

O desejo de se preparar melhor para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tomou conta do Largo Edmar Fetter (Mercado Central) na tarde desta quinta-feira (31). Um Aulão Aberto, parceria entre o Pacto Pelotas pela Paz e o curso pré-vestibular Anglo, atraiu centenas de pessoas, de todas as idades, interessadas em se sair bem nas provas, que ocorrem nos próximos dois domingos – 3 e 10 de novembro -, para garantir uma vaga no Ensino Superior.

Centenas de pessoas acompanharam o Aulão Aberto preparatório ao Enem - Fotos: Michel Corvello

Enem altera trânsito na região do Porto no domingo

Pacto pela Paz apoia 'aulão' gratuito preparatório ao Enem

Oitocentas cadeiras foram dispostas pelo Mercado Central para o evento, que contou ainda com distribuição de água, pelo Sanep, e realização de exames simples, como a aferição de pressão, a fim de garantir o bem-estar de quem se prepara para o Enem, como são os casos de Amanda Dutra e Cristiele da Silva, alunas da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Joaquim Duval.

Cristiele, 18 anos, quer cursar Terapia Ocupacional. Já Amanda, 17 anos, ainda está na dúvida entre os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia. Entretanto, ambas almejam uma vaga na Universidade Federal (UFPel) e sabem que, para isso, ir bem na prova é essencial.

Amanda e Cristiele são estudantes da Doutor Joaquim Duval - Fotos: Michel Corvello

“Achei a iniciativa muito boa! Não conhecia algumas das coisas que foram ditas”, afirmou Cristiele, que aprovou a ideia. Ela e a amiga ficaram sabendo do Aulão a partir de projetos do Pacto realizados na escola Joaquim Duval, assim como outros 75 jovens.

A tarde voltada ao Enem também atraiu moradores de cidades vizinhas, como Arroio do Padre. O assessor especial do Pacto Pelotas pela Paz, Samuel Ongaratto, enfatizou o viés democrático do Aulão, promovido em parceria com o Anglo a abordando os principais tópicos do Enem na matemática, filosofia, história, português, literatura, química, biologia, geografia, física e redação. 

“Nós vemos, através de estatísticas, que quanto maior o grau de escolaridade dos nossos jovens, menor a probabilidade de se envolverem com homicídios, por exemplo. É dessa forma que o Pacto Pelotas pela Paz consegue a diminuição dos indicadores de violência: trabalhando em conjunto com a polícia, mas também trabalhando na educação, com ações na saúde e na assistência social”, afirmou Ongaratto.

A educação como fator de mobilidade social é o que defende também o diretor do Anglo Pelotas, professor Luís Fernando Gallo. A aula aberta e gratuita teve como objetivo preencher as lacunas da rede de ensino, e dar acesso a informações que podem garantir a entrada no Ensino Superior, com uma linguagem fácil para as mais diversas faixas etárias. 

“Duas ou três questões que o aluno aprenda a responder durante o Aulão já fazem a diferença entre entrar no curso dos sonhos ou não”, pontuou o professor. São 127 instituições que utilizam a nota do Enem no país, oferecendo mais de 200 mil vagas.

Orientações para a prova

A abertura dos portões nos locais do Enem ocorre às 12h e o fechamento às 13h em ponto, respeitando o horário oficial de Brasília. As provas têm início às 13h30min e terminam às 19h no primeiro domingo e às 18h30min no segundo. É obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente, além de um documento oficial de identificação, original e com foto. São aceitos RG, passaporte, carteira de trabalho, CNH, entre outros.

Gallo ainda orienta os candidatos que realizarem as provas a dormir cedo, evitar situações de estresse na semana que antecede o Enem e não consumirem bebida alcoólica. Aponta como positivo assistir vídeos de dicas, levar água e lanches leves no dia do Exame, e lembra: “ninguém roda no Enem”.

Pacto Pelotas pela Paz

Ao fim da aula, durante a noite, a prefeita Paula Mascarenhas participou do evento. A gestora falou sobre segurança pública, um dos possíveis temas para a redação deste ano, apresentando o exemplo de Pelotas na prevenção e na repressão da violência.

Os 18 projetos desenvolvidos dentro do Pacto Pelotas pela Paz, desde a prevenção da gravidez na adolescência, passando pelas ações na primeira infância e juventude, chegando até o sistema prisional foram comentados, assim como o trabalho ostensivo das forças de segurança, que atuam de forma integrada.

Fotos: Gustavo Vara

Tags

pacto pelotas pela paz, enem, aulão

Carregando 0%
Carregando 0%