Formação de lideranças sociais, por meio do Programa Germinar, também pautou encontro
10-04-2018 | 16:34:58
Em reunião na Sala do Pleno da Secretaria de Segurança Pública (SSP), na tarde desta terça-feira (10), o Comitê Integrado de Prevenção (CIP) avaliou possíveis emendas ao projeto do Código de Convivência, ainda em discussão na Câmara Municipal de Pelotas. No encontro, também se abordou a qualificação de lideranças sociais por meio do Programa Germinar - apresentado pela publicitária Stela Nesello -, iniciativa privada que vai desenvolver curso de formação na cidade, ainda no mês de abril.
As principais discussões analisaram sugestões ao Código de Convivência, com o objetivo de qualificá-lo. Dos artigos observados, alguns destacam a necessidade de autorização do setor competente da Prefeitura para que eventos em espaços públicos possam ser realizados, o que já é realidade, sendo apenas replicado no documento.
“Nós sabemos que, com tantos casos graves ocorrendo, os crimes menores podem demorar para serem processados. Exemplos disso são as pichações em prédios públicos e outros de menor potencial ofensivo. Por isso, o Código se faz tão importante, para expor essas posturas que ferem a convivência em sociedade”, salientou a Secretária de Saúde (SMS), Ana Costa.
A titular da pasta municipal da Saúde comentou, ainda, sobre a participação da prefeita, Paula Mascarenhas, em reuniões com grupos específicos, entre eles donos de postos de gasolinas, bares e restaurantes. Os encontros têm a intenção de expor o projeto e propiciar a ampla discussão.
Integrante do Aliança Pelotas, Stela Nesello - que participa do eixo de prevenção do Pacto - também apresentou o Germinar, que visa formar facilitadores de liderança social. A metodologia nasceu em 2003, tendo a antroposofia – método ligado à filosofia e ao misticismo – como base de estudo: o Município registrou a segunda turma formada em todo o País.
Estiveram presentes, ainda, na reunião, servidores das Secretarias de Saúde (SMS) e de Educação e Desporto (Smed), além de representantes do Observatório de Segurança Pública, da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE), e do Poder Judiciário.
Confira a galeria completa de fotos da reportagem neste link do Flickr da Prefeitura.