Metodologia de compartilhamento de livros, que busca fortalecer vínculos familiares, será aplicada por 21 servidores formados
28-08-2019 | 12:00:05
Nesta quarta-feira (28), os 21 servidores municipais formados na metodologia socioemocional Conte Comigo se reuniram, no auditório da Secretaria de Saúde (SMS), para discutir o cronograma de aplicação da técnica, que integra a estratégia Infância Protegida do Pacto Pelotas pela Paz. Escolas, serviços de saúde mental e centros de assistência social sediarão a iniciativa, voltada ao fortalecimento de vínculos familiares e prevenção da violência.
Município forma mais 21 servidores para o Conte Comigo
O Conte Comigo já está confirmado para ocorrer em cinco Emeis e cinco Emefs. São elas: escolas municipais de educação infantil Cassiano Ricardo, Herbert de Souza, Marília Poliesti, Graciliano Ramos e Manuel Bandeira; e escolas municipais de Ensino Fundamental Saldanha da Gama, Balbino Mascarenhas, Bibiano de Almeida, Luiz Augusto Assumpção e Mário Meneghetti.
A expectativa é que, até o final de setembro, cada facilitador já tenha formado seu grupo – de até seis pais ou responsáveis, mais as crianças entre 3 e 6 anos – para a aplicação do método. O método estimula o compartilhamento de livros como forma de reforçar os laços afetivos e aproximar pais e filhos, preparando os pequenos à vida escolar e despertando neles habilidades de raciocínio e relacionamento.
As próximas semanas serão dedicadas à organização dos encontros e sensibilização de pais e mães, que vão ser convidados a participar dos oito encontros, informou a coordenadora do Infância Protegida, Carmem Viegas. Durante a reunião, os facilitadores receberam o kit com os livros utilizados, que contam histórias não apenas com as palavras, mas, principalmente, com as imagens.
Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) também terão grupos focados na metodologia socioemocional. Dos 21 profissionais habilitados, três são ligados à SMS, 13 à Secretaria de Educação e Desporto (Smed), e cinco à Secretaria de Assistência Social (SAS).