Unidos do Fragata, Academia do Samba e General Telles desfilaram na madrugada de segunda (16), na disputa pelo título

Escolas do Grupo Especial impactam público do Carnaval de Pelotas

Unidos do Fragata, Academia do Samba e General Telles desfilaram na madrugada de segunda (16), na disputa pelo título

Por Joice Lima 16-02-2026 | 16:58:45
Tags: Grupo Especial , carnaval

No final da noite deste domingo e madrugada de segunda-feira (15 e 16/02), três Escolas de Samba do Grupo Especial percorreram a Passarela do Samba do Porto na disputa pelo título de campeã do Carnaval de Pelotas 2026: Unidos do Fragata, Academia do Samba e General Telles. Os três sambas-enredos prestaram homenagens póstumas e fizeram reverências, enquanto falavam de preconceitos/resistência, o mundo da dança e justiça/igualdade. Após 16 anos, a Prefeitura de Pelotas reassumiu a organização da festa popular, que está acontecendo dentro do calendário nacional de Carnaval, sob coordenação geral da Secretaria de Cultura (Secult) e com apoio da Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap). O prefeito Fernando Marroni e a vice-prefeita, Daniela Brizolara, interagiram com foliões e folionas, que apreciavam os desfiles e torciam por suas escolas do coração.

Fotos: Ricardo Bandar

Unidos do Fragata homenageou Gugu

Por volta das 23h30min, a Unidos do Fragata começou o desfile que trouxe o tema-enredo “Gugu: Uma Estrela em Ouro e Prata que Brilha No Céu”, para falar de preconceitos e resistência e homenagear Antonio Augusto Mullet (1969-2017), o “Gugu da Unidos”. Um dos fundadores da escola, Gugu cresceu nas vielas da Cohab Guabiroba e buscava o sustento nos afazeres domésticos e nas faxinas, mas nunca deixou que o trabalho o definisse: era no ambiente carnavalesco que esse homem preto, homossexual, brilhava. A comissão de frente apresentou um grupo de faxineiros e faxineiras carregando vassouras luminosas e, em dado momento da coreografia, um dos faxineiros subia por uma escada, ficando cercado por mar (um grande tecido azul se estendia na passarela), enquanto se transformava no “capitão da fragata”, uma metáfora sobre a vida do homenageado. Gugu foi discípulo do premiado carnavalesco Pompílio Freitas (1952-2003), aprendendo com ele a confeccionar fantasias e adereços carnavalescos - parceria que rendeu conquistas e verdadeiras obras de arte. Alguns elementos que faziam alusão à faxina estiveram presentes em diversas alas, do início ao fim, dando uniformidade ao desfile apresentado, que também teve alas representativas da diversidade, e também do tradicionalismo e da capoeira, algumas paixões de Gugu.

Fotos: Tobias Bernardo
Fotos: Volmer Perez

Academia do Samba trouxe a dança de Janaína Jorge

Com o tema-enredo: “Jana, te trouxe um convite: vem dançar comigo?”, no desfile deste ano a Academia do Samba escolheu fazer uma homenagem póstuma à bailarina e coreógrafa Janaína Jorge (1977-2010), onde foi foliã, porta-bandeira, coreógrafa e carnavalesca. Filha do compositor, instrumentista e intérprete de samba-enredo Neomar Paiva Jorge, o Tuca, e da professora, artista visual, bailarina e aderecista Carmem Lúcia Martins Borges, a Carminha, desde a infância Janaína mostrou interesse pela dança e pelo carnaval. Estudou ballet clássico na escola de Antônia Caringi de Aquino e mais tarde, graduou-se em dança na Universidade de Cruz Alta (Unicruz). Participou de festivais de dança, conquistou títulos e prêmios de destaque como coreógrafa e passou a ser conhecida e respeitada através das suas coreografias, oficinas e workshops, realizadas em cidades da Região Sul e no estado de São Paulo – teve obras coreográficas apresentadas no Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Peru e Colômbia. O desfile trouxe uma viagem pela história da dança, desde suas primeiras manifestações na história da humanidade, entrecruzada à história de vida de Janaína. A comissão de frente, composta de anjos, parecia uma clara referência à morte prematura da coreógrafa, em 2010, aos 33 anos. Uma ala apresentou adereços de mão com registros fotográficos da carreira de bailarina da homenageada, desde a infância. 

Fotos: Tobias Bernardo

Fotos: Volmer Perez

Telles encheu a passarela de vermelho e dourado para reverenciar Xangô

Eram passado das 2h quando a General Telles, terceira concorrente da noite, começou a desfilar, trazendo à avenida o poderoso rei Xangô, filho de Oxalá, um personagem histórico, conhecido como o “Senhor do que é justo e correto”, tratando a todos com respeito e igualdade divinizado após sua morte. A escola apresentou o tema-enredo “Obanixé Kaô Kabicilê Sàngó, Alafim do Império de Òyó!” (“Vejam a alteza está em terra/em casa!” ) para falar de Justiça, igualdade e punição àqueles que se afastam do caminho do bem. Logo de início, a comissão de frente impressionou, com uma coreografia de movimentos precisos e vibrantes, como teria sido o guerreiro Xangô. A escola causou grande impacto durante todo o desfile, ao cobrir a Passarela do Samba de vermelho (a cor do fogo, que simboliza a realeza) e dourado, e a presença constante – nas alegorias, no carro abre-alas, no casal de mestre-sala e porta-bandeira, nos adereços - de elementos representativos do Orixá da Justiça, como o trovão, o fogo e o machado de duas lâminas, símbolo do poder e da imparcialidade. Carros alegóricos imponentes e fantasias de duas alas, compostas de crinolina (saias de armação) com renda transparente e bombachinhas, típicas da era vitoriana, davam a impressão de luxo, em contraste com outras de materiais mais grosseiros, como a do segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira, feita em palha – igualmente impressionante. A General Telles conseguiu fazer com que os foliões e folionas saíssem da Passarela extasiados, fascinados pelo espetáculo.  

Fotos: Volmer Perez
Fotos: Tobias Bernardo

Resultado sai na terça

A contagem dos pontos dos diversos critérios avaliados pelos jurados, das entidades concorrentes no Concurso Oficial do Carnaval de Pelotas, será realizada a partir das 13h desta terça-feira (17), na Passarela do Samba, no bairro Porto, com acesso liberado ao público. Os desfiles das campeãs nas quatro categorias (mirim, bandas carnavalescas, grupo especial e blocos burlescos) começa às 20h de terça-feira.

Alt+1 (conteúdo) • Alt+2 (menu)
Alt+3 (busca) • Alt+4 (rodapé)