Águia de Ouro, Super Pateta, Ramirinho e Mocidade do Simões fizeram bonito na Passarela do Samba, neste domingo (15)

Quatro Escolas Mirins disputam o título do Carnaval de Pelotas 2026

Águia de Ouro, Super Pateta, Ramirinho e Mocidade do Simões fizeram bonito na Passarela do Samba, neste domingo (15)

Por Joice Lima 16-02-2026 | 17:06:07
Tags: carnaval , Escolas de Samba Mirins

A partir do final da tarde de domingo (16), quatro Escolas de Samba Mirins desfilaram na Passarela do Samba do bairro Porto concorrendo pela categoria no Concurso do Carnaval de Pelotas 2026. Águia de Ouro, Super Pateta, Ramirinho e Mocidade do Simões trouxeram a alegria e o frescor infantil em desfiles que abordaram as datas comemorativas mais esperadas pelas crianças no ano, prestaram homenagem ao carnavalesco Sabará, lembraram dos “super-heróis” do dia a dia, que cuidam e protegem; e, em uma atmosfera espacial, inspirada na coleção literária “Os Meninos dos Planetas”, do cartunista Ziraldo, nos lembraram o valor da amizade. “As escolas mirins são o futuro do Carnaval de Pelotas. É maravilhoso sentir o encantamento deles pela Passarela e saber que essa história vai continuar”, disse o prefeito Fernando Marroni.

 Fotos: Rafael Almeida 

Águia de Ouro trouxe as datas festivas que as crianças amam

Eram quase 18h quando a Águia de Ouro, fundada em 1981, colocou 230 componentes na Passarela para recordar as datas festivas mais celebradas pela criançada o ano inteiro. Ao som do samba-enredo: “De janeiro a janeiro, a Águia festeja o ano inteiro!”, a escola mirim trouxe uma comissão de frente com as férias escolares de Janeiro. O desfile também trouxe alas e fantasias alusivas ao Carnaval (Fevereiro); à volta às aulas (Março); à Páscoa (Abril); às Mães (Maio); às festas juninas (Junho); aos Avós (Julho); ao Pai (Agosto); à Revolução Farroupilha (Setembro); ao Dia da Criança e ao Dia das Bruxas (Outubro); e à Consciência Negra (Novembro). A bateria representou uma das datas mais aguardadas pelos pequenos o ano inteiro, em Dezembro, o Natal, que também homenageou o projeto social Papai Noel Maluco, que há anos distribui balas, doces, refrigerantes e diversão às crianças do bairro Navegantes.

Fotos: Rafael Almeida

Fotos: Joice Lima

Super Pateta mostrou as duas grandes paixões de Sabará

Fundada em 2005, azul, a Super Pateta levou 180 crianças e adolescentes à avenida para contar a história de “Sabará — O Guri que Virou Samba!”, símbolo de humildade, lealdade e amor à cultura popular. O desfile prestou uma homenagem a Mário Verlei de Oliveira Cardoso, popularmente conhecido por Sabará, hoje com 81 anos, mostrando as suas duas grandes paixões: o futebol e o Carnaval. No campo, defendeu as camisetas do Pelotas, Brasil, Farroupilha, 14 de Julho e o Atlético de Imbituba, de Santa Catarina, e na avenida, desenvolveu diversas funções, sendo mestre-sala, escritor, passista e ritmista. Desfilou nas escolas Imperatriz da Zona Norte, Chavianos e General Telles e, em Porto Alegre, na Bambas da Orgia e Praianas. 

Fotos: Rafael Almeida

Ramirinho reverenciou os verdadeiros heróis do nosso dia a dia

Com o tema-enredo: “Ramirinho e a Liga da Imaginação; onde todos podem ser super-heróis”, a escola mirim escolheu reverenciar, no desfile deste ano, os verdadeiros heróis que nos cuidam e protegem no dia a dia. Assim, com os olhos da fantasia, super-heróis imaginários caminham lado a lado com garis, enfermeiras, bombeiras, para mostrar que o heroísmo real está logo ali na sala de aula, nos hospitais e nas ruas. A comissão de frente, em uma linda coreografia, trouxe quatro garis compartilhando o espaço com um homem-aranha, uma policial, uma supergirl, uma bombeira, uma criança e uma médica – o momento em que a mini supergirl sai de dentro da lata de lixo e “voa” (erguida pelos garis) é um dos mais emocionantes do desfile. Uma outra ala, com fantasias de formandos (diploma, óculos e capelo), destaca o papel de herói dos educadores. Apesar da garoa fina e das poças acumuladas na avenida pouco antes do desfile, a Ramirinho não se intimidou e esbanjou energia e animação.   

Fotos: Rafael Almeida

Mocidade do Simões aborda a amizade em ambiente espacial

Quarta e última escola mirim da noite a se apresentar, a Mocidade do Simões, fundada em 2007, colocou 270 componentes na Passarela do Samba para desenvolver o tema-enredo “Os Meninos dos Planetas em Busca do Amigo Zelen”, inspirado na coleção “Os Meninos dos Planetas”, do escritor e cartunista Ziraldo, em um ambiente espacial. A comissão de frente apresentou meninos-planetas que brincavam na órbita da Terra e partem em uma aventura para resgatar Zelen, o Menino da Lua, que havia se perdido no infinito ao tentar se aproximar dos amigos. Para lembrar que a maior estrela de todas é a amizade e que ninguém deve ficar sozinho, as diversas alas do desfile mostraram os meninos-planetas transformados em astronautas, marinheiros das estrelas, atravessando tempestades, passando por caminhos luminosos e pelos astros do nosso sistema solar. As fantasias, criativas e muito bem-acabadas, fizeram brilhar a escola mirim, Destaque para o último carro alegórico e seu integrante corajoso (e muito bem treinado), que passou o desfile inteiro girando dentro de um giroscópio humano, uma estrutura metálica que fazia alusão aos planetas em órbita. Sensacional. 

Fotos: Rafael Almeida

Resultado

A contagem dos pontos dos diversos critérios avaliados pelos jurados, das escolas concorrentes no Concurso Oficial do Carnaval de Pelotas, será realizada a partir das 13h desta terça-feira (17), na Passarela do Samba, no bairro Porto, com acesso liberado ao público.

Alt+1 (conteúdo) • Alt+2 (menu)
Alt+3 (busca) • Alt+4 (rodapé)