A formação faz parte do projeto Estrada e é desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Pelotas
10-02-2022 | 17:59:32
Novo grupo participou da segunda aula do curso Português para Estrangeiros, promovido pela Prefeitura, nesta quinta-feira (10), no Centro de Integração do Mercosul. A capacitação faz parte do projeto Estrada, do Mapa de Oportunidades, iniciativa que integra o eixo prevenção social do Pacto Pelotas pela Paz, e é voltada para o acolhimento, preparação e qualificação de imigrantes. A formação tem o apoio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
As aulas têm duração de uma hora e ocorrem uma vez na semana - todas as quintas-feiras -, das 16h30min às 17h30min no Mercosul. O coordenador do Mapa de Oportunidades, Gilnei Brauner, destacou que o conteúdo é prático, de conversação e flexível. “Os estrangeiros chegam à cidade e é muito comum que tenham certa dificuldade de se comunicar. Queremos facilitar essa comunicação, para que encontrem melhor qualidade de vida”, enfatizou.
Todos os materiais didáticos, lanches e espaços para práticas são disponibilizados por parceiros do Mapa. O curso é ministrado pela professora do Centro de Letras e Comunicação da UFPel, Vanessa Damasceno, com o auxílio de um aluno bolsista.
“Estamos muito felizes em contribuir com os alunos, poder acolhê-los e passar para eles um pouco do conhecimento que temos”, destacou Vanessa.
“É espetacular estar aqui, que é um espaço de troca de ideias e onde recebemos todo auxílio possível. Que, assim como nós, outras pessoas possam aproveitar essa oportunidade”, destacaram os alunos Yensi Manoel Bultrón e Andres Hernandez.
Após as aulas, que não possuem data de término definida, os estudantes recebem acompanhamento social para eventuais necessidades.
Migrantes e refugiados, que residem em Pelotas e têm interesse em aprender mais sobre a Língua Portuguesa, podem manifestar interesse em participar das aulas através do e-mail mapadeoportunidadespelotas@gmail.com, presencialmente, na Ouvidoria do Paço Municipal, localizada na Praça Coronel Pedro Osório, 101, ou pelo telefone 156.
Remodelado a partir do Banco de Oportunidades e reestruturado, no ano passado, o Projeto Mapa de Oportunidades propõem-se a captar, organizar e georreferenciar vagas de oportunidades em diversas modalidades: culturais, educativas, esportivas, programas de aprendizagem e de trabalho de forma a agregar variadas possibilidades e atingir o objetivo estratégico que é o de oferecer oportunidades de desenvolvimento de potencialidades de grupos com risco e em situação de vulnerabilidade, atendendo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 10), que trata da redução das desigualdades.
Por meio dos programas de prevenção do Pacto Pelotas Pela Paz, foram identificados os segmentos a serem trabalhados, inicialmente, voltados aos imigrantes, mulheres vítimas de violência, jovem aprendiz e egressos do Sistema Prisional.
As vagas são captadas através de parcerias no âmbito público, privado, sociedade civil organizada e voluntários.
As atividades contam com as seguintes parceiros: Biscoitos Zezé, Restaurante Cavalo Branco, Artesanato da Costa Doce, Artesania, Faculdade Anhanguera, secretarias de Educação e Desporto, de Habitação, de Assistência Social, Instituto Geral de Perícias (IGP), Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda do RS – FGTAS/Sine, Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Delegacia da Receita Federal e Justiça Eleitoral.
Além do projeto Estrada, também está previsto o projeto Enfrentamento, com uma nova turma de capacitação para mulheres vítimas de violência, para o final do mês; o projeto Escalada, direcionado a grupo de jovens aprendizes, em fevereiro; e, também, o projeto Esperança, dirigido a egressos do sistema prisional, com data ainda ser definida.