Encontro ocorreu na sede da Secretaria de Segurança Pública e debateu participação da sociedade
12-04-2018 | 17:28:11
Em reunião com líderes dos bairros do Município na tarde desta quinta-feira (12), o secretário de Segurança Pública (SSP), Aldo Bruno Ferreira, explanou sobre o Código de Convivência e a importância da participação da sociedade na construção do documento. A ideia é fazê-lo por meio de sugestões que possam qualificar a proposta e melhorar a fiscalização na cidade. O encontro ocorreu na sede da SSP, no segundo andar da Estação Rodoviária de Pelotas.
O chefe da pasta da Segurança Pública destacou que Código é uma ferramenta de contenção do Pacto Pelotas pela Paz, destinada à fiscalização administrativa, que tem o objetivo de coibir comportamentos que atrapalham os relacionamentos entre os cidadãos.
O representante do Sítio Floresta, Paulo Rogério Santos, comentou sobre situações que envolvem os jovens e a falta de respeito no espaço público, casos que ocorrem com frequência em seu bairro, e questionou se medidas que controlem tais comportamentos serão abordadas pelo Código.
"As pessoas só sentem a necessidade de uma lei mais vigorosa quando o seu espaço é invadido. O meu direito acaba quando o da outra pessoa inicia. Então, nosso objetivo é educar esse cidadão para que conviva respeitosamente em sociedade", respondeu o titular da Secretaria de Segurança Pública.
Ainda, segundo Aldo Bruno, algumas circunstâncias que o regulamento pode atingir - se aprovado -, serão brigas, perturbação de sossego, situações de violência contra a mulher em espaços públicos, além do porte de simulacro de arma de fogo, vandalismo e pichação.
“Pessoas que portam simulacro de arma de fogo, mas não são flagradas utilizando o objeto em crimes não podem ser presas na atual conjuntura. Com a aprovação do Código, essa situação será combatida, pois “portar simulacro” será enquadrado como violação”, declarou o secretário Aldo Bruno.
Compareceram representantes das comunidades da Colônia Z3, da Cohab Fragata, do Sítio Floresta e do Farroupilha, além do diretor da União Pelotense de Associações Comunitárias e Afins (Upacaf), Valdir Osório. Reuniões nas associações dos bairros serão marcadas a fim de que as comunidades possam participar da construção do Código de Convivência.
Confira a galeria completa de fotos da reportagem neste link do Flickr da Prefeitura.