Com foco no comportamento empreendedor do público jovem, atividades oferecem capacitações e oportunidades de emprego
Por Micael Carvalho 26-04-2023 | 15:31:17
O programa Start, estratégia que integra o eixo de Prevenção do Pacto Pelotas pela Paz, deu início às atividades com nova turma de, aproximadamente, 60 alunos. No primeiro dia, intitulado como Aula Zero, na terça-feira (25), os estudantes foram recebidos nas dependências da Faculdade Anhanguera. A partir de agora, os participantes terão 11 encontros até a formação no curso, período em que passarão por atividades de capacitação e desenvolvimento de habilidades de transformação social.
Devido ao grande número de inscritos, superando a marca de 700 candidatos nesta edição, o Programa abriu mais três turmas, totalizando, aproximadamente, 150 jovens. Os grupos reúnem-se uma vez por semana em regiões com base no cadastro de cada participante, facilitando o deslocamento dos alunos. Os encontros realizam-se nas Três Vendas, Areal, Fragata e Centro.
O coordenador do Start, Pablo Salomão, comemora os resultados e o aumento no interesse de jovens pela realização do programa. “Dessa vez, o Start superou as nossas expectativas em relação ao ano passado. Tínhamos a previsão de uma turma pequena, em dois espaços, mas tivemos que ampliar o planejamento, considerando os mais de 700 inscritos. Isso mostra o resultado do Start, mostra o compromisso com a cidade e, especialmente, que o jovem gosta de estar aqui”, afirmou o gestor.
Durante o desenvolvimento do curso, os estudantes trabalham aspectos como empreendedorismo, inovação, impacto social, comportamento, personalidade, economia criativa e outras atividades práticas ligadas à capacitação. Gabriel Borba da Silva, 18 anos, comenta que a oportunidade é fundamental para o ingresso no mercado de trabalho.
“Eu espero que, pelo Start, eu consiga ampliar meus conhecimentos profissionais e ter um planejamento melhor do meu futuro. A conexão com as empresas, que o programa nos proporciona, é essencial para inserção no mercado e para a conquista do primeiro emprego”, destacou.
Ao fim dos 11 encontros, os alunos desenvolvem o projeto final com uma ideia com impacto social, o qual é apresentado para as empresas e instituições parceiras do programa, dando continuidade à formação e podendo ser desenvolvido posteriormente. Ao todo, a iniciativa já envolveu 663 participantes. Desses, 482 se formaram e 300 conseguiram emprego.
O Programa Start é executado pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) em parceria com a 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE). Além de oportunidades de emprego e capacitação de pelotenses para o mercado de trabalho, o programa visa à abertura de espaços focando no desenvolvimento e no crescimento social dos jovens longe da violência.
Com uma rede de 34 parceiros e mais de 30 instituições dos setores público e privado, o Start alcançou, em 2022, a marca de 1.432 pessoas envolvidas, gerando 11 ideias de impacto social, elaboradas exclusivamente pela juventude pelotense. A partir do ideal de fortalecer o comportamento empreendedor, como possibilidade de transformação, as iniciativas já registraram 90% de aprovação entre os participantes do programa.