
Marroni vistoria obra do Centro Esportivo e Comunitário Parque do Obelisco
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é uma realidade em Pelotas. O prefeito Fernando Marroni vistoriou, na tarde desta sexta-feira (17), as obras do Centro Esportivo e Comunitário Parque do Obelisco, bairro Areal. Os serviços que começaram neste mês pelo programa do governo federal, a cargo da empresa Rapachi Empreendimentos Esportivos, têm prazo de conclusão de quatro meses, que pode ser prorrogado, e estão orçados em R$ 1,2 milhão. A visita também marcou a instalação da placa com as informações oficiais da obra.
“Tenho certeza que a comunidade aqui do Parque do Obelisco será os nossos olhos nesta obra que está sendo viabilizada com recursos do PAC, do governo federal, que vai dotar a localidade de uma área de convívio, lazer e de prática de atividades físicas - tão importantes para que a gente tenha saúde e qualidade de vida, é isto que nós, que estamos na condição de gestores, precisamos oferecer para a população, uma vida saudável e com qualidade em todas as suas dimensões”, disse o chefe do Executivo.

O prefeito Fernando Marroni, à direita da foto, conversa com moradores do Obelisco na tarde desta sexta-feira (17), durante vistoria nas obras do Centro Esportivo e Comunitário na localidade, com recursos do PAC (Fotos: Volmer Perez/Secom)
O Centro Esportivo e Comunitário Parque do Obelisco contará com campo de futebol society, quadra de basquete 3x3, playground, pista de caminhada e jardins em uma área de três mil metros quadrados na rua Professor Joaquim Alves da Fonseca, 158, onde até então era um terreno baldio. A intervenção não demandou a necessidade de supressão de árvores vizinhas ao local. A obra teve início dia 3 deste mês, com fiscalização da equipe técnica da Secretaria de Urbanismo (Seurb). Inclui terraplanagem, escavações, drenagem, passeios em concreto, rampa de acesso, instalação de equipamentos, paisagismo e iluminação.
O PAC viabiliza no país 240 espaços esportivos comunitários como o que está em execução no Parque do Obelisco, com um total de R$ 360 milhões destinados para esse tipo de empreendimento. A seleção do projeto foi anunciada em junho do ano passado pelo governo federal. Objetivo, de acordo com o Ministério do Esporte, é que o equipamento contribua para o fortalecimento de vínculos comunitários e promova uma vida ativa e saudável para todas as idades.

Área onde espaço está sendo construído já recebeu terraplanagem. Vai contar campo de futebol society, quadra de basquete 3x3, playground, pista de caminhada e jardins em uma área de três mil metros quadrados na rua Professor Joaquim Alves da Fonseca
É o que espera o vigilante Juliano Castro, 46 anos, 40 deles vizinho ao terreno que vai receber o Centro Esportivo e Comunitário. ”Meu sonho era ver uma área como essa abrigando um estrutura realmente útil, ver essa obra começar me deixa muito feliz, tenho certeza que toda a comunidade está muito satisfeita, esse tempo todo cuidei desse terreno, ajudei a tirar lixo e agora ele finalmente vai se tornar uma área que estará à disposição de todos nós”, disse.
Para o aposentado João Francisco Rocha, o Centro, além de valorizar o bairro, prestigia os moradores com qualidade de vida. “Estava fazendo falta um projeto como esse por aqui”, disse ele, que aproveitou para relembrar ao ex-colega Fernando Marroni os tempos de convívio na antiga ETFPel, hoje IFSul, no fim dos anos 1960.
Também acompanharam a vistoria o secretário de Urbanismo, Otávio Peres, e o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Júnior.