ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Município é finalista em premiação de empreendedorismo

Programa Start, que integra o Pacto Pelotas pela Paz, concorre na categoria Empreendedorismo na Escola

Por Marina Amaral 01-04-2022 | 16:27:40

Pelotas, com o programa Start, estratégia que integra o eixo de Prevenção do Pacto Pelotas pela Paz e busca auxiliar jovens a adentrarem no mercado de trabalho, é finalista na 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor no Rio Grande do Sul. É a segunda vez que a política pública municipal chega a essa etapa da iniciativa, que reconhece gestores que implantaram projetos com resultados comprovados de estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento dos pequenos negócios. A premiação ocorre no dia 19 às 17h.

Com o título “Programa Start: transformação local através do empreendedorismo jovem” e inserida na categoria Empreendedorismo na Escola na premiação do Sebrae, o Start possui potencial capacidade de desenvolvimento dentro dos bairros e comunidades, fazendo com os jovens adquiram estímulo à liderança, proatividade e autonomia. A estratégia passou a integrar a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, devido à intersecção dos aspectos empreendedores e como facilitadora em outras ações municipais, como o Bairro Empreendedor e Educação Empreendedora.

“É motivo de extremo orgulho o Município participar desse prêmio e ter o reconhecimento do trabalho desenvolvido na cidade. Isso mostra que a Prefeitura investe em políticas públicas para a juventude e busca criar, sim, espaços para esse público. Estamos vivendo um momento de retomada do desenvolvimento social e econômico. Então, confiar no Start é acreditar no jovem como peça fundamental nesse processo em Pelotas”, afirmou o coordenador do Start, Pablo Salomão.

Programa Start apresenta exitosos resultados

O Start já impactou diretamente 605 jovens, residentes em seis grandes regiões da cidade. Eles são alunos de 25 escolas públicas, sendo 21 da rede municipal. Quatrocentos e trinta e quatro se formaram, o que representa 71,7% de aproveitamento. Desses, cerca de 95 ingressaram nas vagas de trabalho disponibilizadas pelas empresas parceiras. Nas 15 turmas do programa, foram sugeridas e aprimoradas, pelos alunos, 54 ações de empreendedorismo social, ou seja, foram promovidas soluções para gerar mudanças na realidade das suas próprias comunidades, cuja grande maioria caracteriza-se pela situação de vulnerabilidade. 

Além disso, a metodologia desenvolvida em Pelotas já foi replicada pelo governo do Estado, no projeto Tô Ligado - Conectando Trajetórias, que integra o programa RS Seguro, e teve destaque a nível nacional, obtendo a 9ª colocação, dentre 85 projetos de todo o Brasil, e 5ª na região Sul, na premiação da Secretaria Nacional da Juventude, destinada às melhores iniciativas de inovação em políticas públicas voltadas aos jovens.

Tags

programa start, prêmio sebrae, empreendedorismo

Notícias relacionadas

Carregando 0%
Carregando 0%