ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Município é parceiro em curso para egressos do sistema prisional

Iniciativa é fruto de parceria entre Pacto Pelotas pela Paz e a empresa M2 Consultoria, que desenvolve o curso de formação de eletricista de rede de distribuição

Por Marina Amaral 10-05-2022 | 13:25:05

Teve início nessa segunda-feira (9), o curso de formação de eletricista de rede de distribuição destinado a monitorandos e egressos do sistema prisional, oferecido pela parceira da Prefeitura com a empresa M2 Consultoria, instituição responsável pela iniciativa. A ação faz parte do Projeto Esperança, do Mapa de Oportunidades, programa do Pacto Pelotas pela Paz.

O curso tem duração de quatro meses e vai acontecer de segunda a sexta-feira, através de aulas teóricas, e aos sábados e domingos, com ensinamentos práticos. Conforme explicou o coordenador do Mapa de Oportunidades, professor Gilnei Brauner, a instituição parceira do Poder Público, a M2, cedeu sete vagas a participantes do Mão de Obra Prisional (MOP), programa também vinculado ao Pacto. 

“Este curso vai permitir aos monitorandos e egressos do sistema prisional um trabalho autônomo, além de possibilidade de renda extra para uma ressocialização digna e propositiva”, afirmou Brauner. As vagas foram distribuídas no MOP das secretarias de Saúde, Obras e Pavimentação, Serviços Urbanos e Infraestrutura e Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac).

Foto: divulgação/M2 Consultoria

Para a proprietária da empresa M2, Michele da Rosa, “a realização do curso é possível pela sensibilização ao Projeto Esperança e ao apadrinhamento das empresas aos alunos”.

A expectativa, para o aluno Francis Cunha, de 40 anos, é a melhor possível. Ele, que é ex-recuperando da Apac e agora trabalha no MOP da Secretaria de Assistência Social, já realizou um curso fotovoltaico, para instalação de placas solares. Por isso, pretende unir as duas experiências e os conhecimentos obtidos, a fim de se aperfeiçoar profissionalmente. 

“Só tenho a agradecer e parabenizar a iniciativa. São todos muito atenciosos, dedicados, legais e atenciosos com a gente. A primeira aula e os colegas foram 100%. Gostei demais”, afirmou Francis.

Sobre o Mapa

O Mapa de Oportunidades propõe-se a captar, organizar e georreferenciar vagas em diversas modalidades: culturais, educativas, esportivas, programas de aprendizagem e de trabalho, de forma a agregar variadas possibilidades e atingir o objetivo estratégico de ofertar oportunidades de desenvolvimento de potencialidades de grupos com risco e em situação de vulnerabilidade, atendendo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 10), que trata da redução das desigualdades.

Em 2022, o programa ofertou cursos a imigrantes (Projeto Estrada), mulheres vítimas de violência (Projeto Enfrentamento) assistidas pela Secretaria de Assistência Social, e jovens em situação de vulnerabilidade (Projeto Escalada).

Tags

pacto pelotas pela paz, mapa de oportunidades, projeto esperança, m2 consultoria, curso de eletricista, egressos

Notícias relacionadas

Carregando 0%
Carregando 0%