
Município estuda integrar projeto Comunidade Inovadora
A prefeita Paula Mascarenhas esteve reunida, nesta quarta-feira (7), com o assessor especial do Bairro Empreendedor, Maurício Martins, que detalhou à gestora o projeto Comunidade Inovadora. A iniciativa do governo do Estado tem como objetivo levar polos tecnológicos para os bairros e Pelotas foi uma das cinco cidades escolhidas para participar.

Reunião no Paço Municipal. Foto: Rodrigo Chagas
Para a chefe do Executivo, o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Dunas é o local com a infraestrutura e equipamentos adequados à proposta do projeto. “O Comunidade Inovadora é uma ação do Estado, através da secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, que procurou a coordenação do Bairro Empreendedor. Nós já temos várias iniciativas de estímulo à inovação social, inclusão digital e ao empreendedorismo, como por exemplo o programas Start e RSTI”, detalhou.
De acordo com o assessor especial, a ideia é descentralizar os projetos de inovação. “Hoje nós temos o Pelotas Parque Tecnológico em uma região central da cidade, a ideia é projetar esses polos tecnológicos para um bairro periférico da cidade. Estamos mapeando áreas da cidade para desenvolver o Comunidade Inovadora e levar equipamentos que fomentem a inovação social nesse local - é como se nós fôssemos construir um mini Parque Tecnológico em um bairro de Pelotas”, relata Martins.
Bairro Empreendedor
O Bairro Empreendedor é uma política pública desenvolvida em Pelotas, criada em 2021, com o objetivo de incentivar a economia nos bairros e distritos da cidade, por meio do incentivo ao empreendedorismo.