Estratégia de segurança pública do Município integra análise da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos
Por Micael Carvalho 11-11-2022 | 18:13:21
A prefeita Paula Mascarenhas recebeu nesta sexta-feira (11), no Paço Municipal, o pesquisador Jacob Turner, da University of Notre Dame dos Estados Unidos. O doutorando em Ciências Políticas esteve em Pelotas para conhecer o Pacto Pelotas pela Paz, iniciativa do Município que compõe sua tese de doutorado sobre segurança pública. A pesquisa abrange, ainda, os municípios de Diadema, Porto Alegre, Curitiba, Recife e Natal.
Paula destacou que a política pública teve início a partir da necessidade de se discutir segurança em diferentes frentes. “Nós começamos com cerca de cem reuniões com os demais Poderes e as mais diversas instituições como Legislativo, Judiciário, líderes comunitários, universidades e empresas privadas. A partir dessa interação, hoje temos mais de 50 projetos de prevenção à violência e alcançamos uma queda de 70% nos índices de crime contra a vida”, destacou.
Na pesquisa, Jacob apresenta a crescente necessidade de discussão da segurança pública no âmbito municipal, ainda que a pauta não seja de inteira jurisprudência dos municípios. Após analisar a iniciativa de Pelotas, o pesquisador aponta como destaque os índices de bairros mais seguros e as boas relações entre os agentes das forças de segurança e a comunidade pelotense.
Integrante do Departamento de Ciências Políticas da University of Notre Dame, o doutorando busca concluir sua tese com a análise de diferentes sistemas de segurança pública, implementados em todo Brasil.
A coordenadora do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, acompanhou a reunião.
Formado a partir de um conjunto de estratégias, o Pacto Pelotas pela Paz busca a redução da criminalidade e a promoção da cultura da paz, ambos através de ações que passam por diversos setores da sociedade. Lançado pela Prefeitura em 2017, o Pacto desenvolve uma série de ações embasadas em cinco eixos principais: Policiamento e Justiça, Fiscalização Administrativa, Urbanização, Tecnologia e Prevenção Social.
De acordo com os dados levantados pelo Observatório Municipal de Segurança Pública, desde a criação da política pública até 2021, o número de roubos em Pelotas apresentou uma queda de 71,4%, bem como o de crimes violentos letais intencionais, que reduziu cerca de 51,2%. Outro dado que se destaca é a redução dos roubos no transporte coletivo, apresentando, entre 2017 e 2021, diminuição de 84%.