Mais de 700 crianças já foram imunizadas contra o coronavírus. Nesta quarta-feira (26), aqueles com 11 anos e sem comorbidades, já puderam receber a proteção

Pelotas completa uma semana do início da vacinação infantil

Mais de 700 crianças já foram imunizadas contra o coronavírus. Nesta quarta-feira (26), aqueles com 11 anos e sem comorbidades, já puderam receber a proteção
Por Carolina Dumont 26-01-2022 | 13:11:52
Tags: Vacinação, Covid-19, Pelotas

Pelotas completou nesta quarta-feira (26), uma semana do início da vacinação contra a Covid-19 para crianças a partir de cinco anos. Seguindo o Plano Estadual de Imunização Infantil, nesta data também começou a aplicação do imunizante no público de 11 anos sem comorbidades. Até a terça-feira (25), 712 pequenos já haviam recebido a primeira dose da proteção, e o processo segue na quinta (27), conforme o agendamento feito no site disponibilizado pela Prefeitura neste link.

Guilherme sendo imunizado. Foto: Rodrigo Chagas

Guilherme Bonet, de 11 anos, foi um dos pequenos corajosos que garantiu a proteção. No iniciou ficou apreensivo com a injeção, mas depois estava surpreso após ser vacinado. "Nem doeu", disse. O menino foi acompanhado da mãe que estava ansiosa pela imunização do filho. "Quando abriu o agendamento foi uma emoção, a gente que é mãe fica preocupada com eles, por tudo que a gente tem vivenciado por causa desse vírus. Então é uma grande alegria", destacou Raquélen Bonet, mãe do Guilherme.

Pedro recebeu a proteção nesta quarta-feira. Foto: Rodrigo Chagas

Já o Pedro D'ávila, também de 11 anos, disse estar muito feliz por finalmente conseguir se imunizar. "Chegou a minha vez, estava ansioso para me vacinar e ficar mais protegido do coronavírus", afirmou. 

As aplicações são exclusivamente para o grupo de cinco a 11 anos, com comorbidade ou deficiência e crianças de 11 anos sem comorbidades. E ocorrem na Unidade de Vacinação Infantil, montada na Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes, localizada na rua Darci Vargas, 212, das 9h às 19h30min, mediante o agendamento. Após receber o imunizante, as crianças deverão aguardar no local durante 20 minutos para observação.

Na hora da vacinação, vale ressaltar, que é necessário apresentar o protocolo confirmando o agendamento realizado na plataforma. O sistema permite que pais ou responsáveis façam a escolha do dia e horário para a imunização da criança, agilizando o atendimento e evitando aglomerações. Para quem tiver dificuldade de acesso à internet, a marcação poderá ser feita em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).

Fique atento à documentação 

Crianças de 11 anos sem comorbidades

- Documento de identidade da criança e do responsável legal com foto 

* Caso a criança não tenha documento com foto deverá apresentar cópia da certidão de nascimento juntamente com a declaração disponível neste link

- Comprovante de residência do responsável

- Carteira Nacional de Vacinação da criança 

- Declaração Vacinação para Adolescentes/Crianças - disponível em http://bit.ly/vacina-crianca-pelotas -

- Comprovante do agendamento da vacinação - com protocolo final (pode ser print da tela).

Crianças de cinco a 11 anos com comorbidade ou deficiência

- Atestado (simples - não precisa ser padrão) da criança que comprove a comorbidade ou deficiência

- Documento de identidade com foto da criança

- Comprovante de residência do responsável

- Declaração de ciência do responsável legal (disponível no link)

- Caso a criança não tenha documento com foto, poderá ser preenchida uma declaração (disponível no link)

- Carteira de Vacinação da Criança (para confirmar o intervalo de 15 dias entre essa vacina e qualquer outra do calendário)

- Comprovante do agendamento da vacinação (pode ser impressa a tela com protocolo do sistema ao final do agendamento ou apresentar print da tela).

Confira a lista de comorbidades para vacinação de crianças entre cinco e 11 anos, conforme previsto pela Secretaria Estadual da Saúde:

- Obesidade

- Pneumopatias Crônicas Graves 

- Outros imunodeprimidos

- Hemoglobinopatia grave 

- Doença cardiovascular 

- Doença neurológica crônica 

- Diabete Mellitus 

- Doença Renal crônica 

- Síndrome de Down  

- Cirrose Hepática 

* Importante ressaltar que crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão inseridas entre os casos de deficiência previstos pelos órgãos de saúde.

Orientações da SMS

A SMS esclarece que, como regra, todas as vacinas recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas no mesmo dia. Não é mais preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação do imunizante contra a Covid-19 e qualquer outro do calendário. 

Continua a orientação às pessoas que apresentarem sintomas gripais de não comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.

Notícias Relacionadas

UBSs completam 45 dias com horário estendido

UBSs completam 45 dias com horário estendido

Vigilância Sanitária apreende mercadorias em macro atacado

Vigilância Sanitária apreende mercadorias em macro atacado

Prefeitura alerta para a baixa procura por vacinação

Prefeitura alerta para a baixa procura por vacinação

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana