O plano de segurança pública foi apresentado para turma curso organizado pelo CRPO Sul
18-01-2023 | 11:17:08
Os resultados e a experiência de sucesso do Pacto Pelotas pela Paz foram apresentados pela prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas para comandantes da Brigada Militar (BM) de 35 cidades do Rio Grande do Sul, que participam do curso de Especialização em Políticas e Gestão em Segurança Pública (Cpgest). O evento foi promovido pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPO Sul), nesta quinta-feira (17).
“A nossa grande missão é sensibilizar as pessoas que podem e devem, ter essa visão, esse olhar atento para a segurança pública como ela merece. Se a gente abandonar a segurança pública, só olhar para a educação, tentar melhorar o desenvolvimento econômico, tentar melhorar a saúde não funciona, porque não tem como gerar emprego, renda, desenvolver economicamente, impulsionar o turismo ou fazer uma educação melhor se a cidade vive na violência”, destacou.
Paula reforçou ainda que o foco, nos próximos anos de governo, será sobre a primeira infância. “Este é o período que muda a vida da pessoa, mas eu pude chegar a essa consciência passando primeiro pela noção da importância da gente vencer a violência e para isso se precisa muito da Brigada”, afirmou.
O comandante do CRPO Sul, coronel Claudio Goggia explica que abrir espaço para a prefeita apresentar o Pacto pela se fez essencial a partir do momento que a prefeitura passou a liderar as discussões de integração entre as polícias e o programa se tornou um exemplo de segurança.
“Quando o líder municipal participa diretamente das discussões de segurança pública, nos chamando para reuniões, discutindo os índices criminais, certamente o sucesso é garantido. Não temos dúvida disso”, afirmou.
Também participaram do evento o secretário de Segurança Pública, José Dourado, o coordenador Regional de proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Márcio André Facin, o delegado da Polícia Regional de 18ªDPRI/Pelotas, Márcio Steffens, representando o comandante da 8º Brigada de Infantaria Motorizada, tenente-coronel César Augusto Appel.