Ato simbólico ocorreu de maneira remota. Próximo passo é a elaboração do Plano Municipal de Primeira Infância, que contará com o apoio técnico e consultoria da Rede Urban95
Por Marina Amaral 25-06-2021 | 19:46:58
Na tarde desta sexta-feira (25), o projeto Primeira Infância, da Rede Brasileira Urban95, teve seu Comitê Intersetorial instituído pela prefeita Paula Mascarenhas, com a assinatura da Portaria 32, de 11 de junho de 2021. A iniciativa visa fortalecer e desenvolver programas e políticas públicas voltadas ao público infantil em Pelotas.
Participaram do ato simbólico, que ocorreu em um encontro virtual, os representantes da iniciativa e das secretarias municipais envolvidas no projeto, que agora passam a integrar o Comitê. Após a assinatura da Portaria, Paula destacou a importância desse trabalho integrado para promover a proteção da infância.
“Se resta algo ao Município fazer é proteger crianças e permitir que pessoas melhores sejam criadas e possam evoluir. Cabe ao Poder Público criar um mundo onde isso seja possível”, frisou a chefe do Executivo.
Agora, será elaborado o Plano Municipal de Primeira Infância, com as mudanças que devem ser feitas para proporcionar um lugar melhor para as crianças, a partir do diagnóstico e perfil da cidade.
Na visão de Paula, uma cultura da paz, escolas desenvolvidas, locais de lazer com acessibilidade e espaços de saúde de qualidade são algumas das características ideais de uma cidade. “Tudo que esse projeto defende de proteção às crianças é muito bonito. Fico muito feliz de estar aqui vendo esse início”, completou.
Gerenciado pela Urban95, que é resultado da parceria entre a Fundação Bernard Vanleer e o Instituto Cidades Sustentáveis, o projeto Primeira Infância busca melhorar os cenários onde estão incluídas crianças de até 6 anos. A partir do diagnóstico dos locais, é oferecido o apoio técnico para traçar estratégias.
Pelotas, junto a outras 13 cidades, foi escolhida para integrar a Rede por se destacar em ações de inclusão direcionadas a esse público. Por meio do Pacto Pelotas pela Paz, programas como o ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros e Infância Protegida são desenvolvidos no município.