Iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura que tem como objetivo a promoção da cultura da paz em Pelotas foram apresentadas por Paula Mascarenhas na ocasião
Por Marina Amaral 24-07-2021 | 15:56:31
Na noite de sexta-feira (23), a prefeita Paula Mascarenhas participou do Seminário de Educação em alusão ao Dia Mundial da Paz. As ações desenvolvidas pela Prefeitura que visam promover a cultura da paz foram expostas pela gestora, no evento organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), o Fórum dos Conselhos Municipais, o Conselho do Ensino Religioso e o Comitê Municipal da Diversidade Religiosa.
Paula iniciou sua fala lembrando dos elevados índices de violência registrados em 2018 na cidade, fato que causou uma preocupação por parte da população e resultou na criação do Pacto Pelotas pela Paz, que foi posteriormente apresentado no encontro virtual pela assessora especial, Aline Crochemore. ”Uma das coisas que mais me trouxeram entusiasmo na jornada como prefeita foi a construção desse projeto”, afirmou.
A partir desse momento, Pelotas se tornou referência de segurança pública e de prevenção. A Chefe do Executivo municipal explicou que as iniciativas abrangem tanto as crianças quanto os apenados que precisam passar pela ressocialização. Ela, ainda, expressou sua gratidão em ser parceira das entidades organizadoras do evento, que reúnem várias pessoas dedicadas à nobre causa de promoção da cultura de paz.
“Além da queda dos índices, nós sentimos a cada dia, após cada etapa de desenvolvimento desses projetos, que estamos conseguindo mudar o futuro e construindo a cultura da paz. Isso só tem dado certo porque muita gente se envolveu para unir, salvar e transformar a vida das pessoas”, detalhou a gestora municipal.
Foi feito, ainda, um convite às instituições para participar da iniciativa Famílias Fortes, metodologia voltada a jovens e adultos a fim de fortalecer laços entre pessoas da mesma família, e capacitar profissionais nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Também estiveram presentes no evento e compuseram a mesa redonda de debates o diretor do Foro de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral e o secretário de Assistência Social, José Olavo Passos, além de Otávio Avendano, palestrante e membro do Coletivo Voluntários da Paz, e Paulo Francisco Machado, reverendo da Igreja Episcopal Anglicana.