
Prefeita participa de missa em apoio a Suzu
Uma missa em solidariedade à Suzu, cidade-irmã de Pelotas que foi atingida por um terremoto em janeiro deste ano, foi realizada nesta sexta-feira (16) na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula. A prefeita Paula Mascarenhas participou da manifestação, organizada pelo Município e pela Catedral, para prestar apoio espiritual e envio de energias positivas.
A comunidade japonesa da região de Suzu sofreu com um terremoto que atingiu o país, que registrou 7.6 na escala Richter e foi considerado o mais forte dos últimos oito anos, resultando em centenas de mortes e pessoas desaparecidas, além de perdas materiais. Nesse momento de restauração e superação, a celebração eucarística representa um gesto de apoio e fraternidade.
“Suzu teve 90% de suas residências atingidas de alguma forma com o terremoto, e nós aqui, do outro lado do mundo, fazendo um gesto de amor ao próximo e à união. Mesmo sendo países tão diferentes, Brasil e Japão, nesse momento nos tornamos próximos quando nos reconhecemos como humanos”, frisou Paula.
Celebração demonstrou a união entre as duas cidades - Fotos: Gustavo Vara
A missa foi conduzida pelo Pároco da Catedral, padre Wilson Fernandes, e contou com a presença de membros da comunidade japonesa em Pelotas.
Doações para as vítimas da tragédia
O terremoto que assolou o Japão, atingiu em especial a Península de Noto e deixou muitas pessoas sem casa, expostas ao frio do inverno e sem suprimentos. Diante disso, uma campanha organizada pela Associação Ishikawa-Ken do Brasil visa angariar fundos para contribuir com a recuperação da localidade e das vítimas.
As doações de qualquer valor poderão ser efetuadas até o dia 31 de março de 2024. É solicitado o envio do comprovante para o e-mail ishikawaken@terra.com.br, com identificação do depositante (nome e telefone).
Dados bancários: Associação Ishikawa-Ken do Brasil - CNPJ 71.723.597/0001-40
Banco: Banco Santander -033
Agência: 0105
Conta corrente: 13006847-1
PIX: ishikawaken@terra.com.br
A irmandade entre as duas cidades
A irmandade entre Pelotas e Suzu foi formalizada em 17 de setembro de 1963, por trocas de correspondências entre os prefeitos de Pelotas, João Carlos Gastal, e o de Suzu, Ryuichiro Okamura. O contato foi facilitado por Luís Carlos Lessa Vinholes, ex-diplomata, compositor e escritor pelotense, que à época, estava em viagem no Japão.
Em setembro de 2023, comemorou-se 60 anos da assinatura do acordo internacional de cooperação e amizade entre os municípios. Revitalizada durante a passagem do aniversário, a praça Jardim de Suzu, localizada na República do Líbano e que foi idealizada por Vinholes, foi restaurada com auxílio do Município. Nessa mesma data, Pelotas recebeu o boneco artesanal Mitsuke-Taro, símbolo de Suzu.