
Prefeito conhece autores das fotos dos cartões-postais
Na manhã desta sexta-feira (15), quando começa a 12ª edição do Dia do Patrimônio em Pelotas, o prefeito Fernando Marroni recebeu no gabinete do Paço Municipal os autores das fotos selecionadas no concurso fotográfico “Pelotas me Pertence”. Promovido pela Secretaria de Cultura (Secult), o concurso selecionou seis imagens para compor os cartões-postais que serão distribuídos durante o evento, que se estende até domingo (17).
"A nossa iniciativa propôs que o cidadão se envolvesse com o nosso patrimônio histórico, que trouxesse o sentimento de pertencimento dos ícones da cidade sob o olhar da câmera e o resultado foi maravilhoso. Estão todos de parabéns", comentou Marroni, que entregou uma cópia da foto selecionada, emoldurada, a cada autor.

Foto: Volmer Perez/Secom
"A proposta do concurso era 'olhar para a cidade com um olhar de pertencimento'. Nada melhor do que a própria comunidade dizendo o que pertence a ela. Muito obrigada por vocês terem aceitado esse convite, o olhar de vocês é o olhar da gente também, mostra que somos uma comunidade que está olhando para o mesmo lugar", disse a secretária de Cultura, Carmem Vera Roig.
A Prefeitura produziu seis mil unidades dos cartões-postais - mil cópias de cada - a serem distribuídas às pessoas que visitarem os prédios históricos localizados no entorno da Praça Coronel Pedro Osório, nos três dias de visitação – ou até que se esgotem. Presente na visita, a diretora de Memória e Patrimônio da Secult, Simone Delanoy, entregou alguns cartões-postais aos autores das fotos selecionadas.
Ao todo, 184 fotos participaram do certame. A seleção das imagens foi realizada em conjunto por técnicos das secretarias de Cultura e de Comunicação (Secom). Todos os participantes receberão certificado digital de participação, por e-mail.
Os autores das fotos vencedoras do concurso “Pelotas me pertence” falaram sobre a sua relação com Pelotas e a história de sua foto. Confira:
Felipe Lopes - autor da foto "Perspectiva aérea de uma noite que brilha por si só, nossa doce princesa do Sul"

Foto: Volmer Perez/Secom
"A foto tem um ano e pouco. Foi feita com um drone, em uma noite perfeita, com pouco vento. (Essa condição) era importante, porque o drone precisava ficar parado, como se fosse um tripé. Tenho fotos de todos os ângulos da praça, escolhi essa porque o drone estava mais baixo e aparecem mais os detalhes." Felipe Lopes tem 37 anos, é contador e fotógrafo por hobby. Pelotense, mora nas Três Vendas com a esposa Lucimara, veterinária que veio para Pelotas para estudar e ficou - "Escolhi Pelotas" -, e a filha do casal, Alice, de seis anos, que ganhou do prefeito Marroni o Jogo da Memória de prédios históricos, criado por estudantes do curso de Design do IFSul especialmente para esta edição do Dia do Patrimônio.
Gabriel de Paula Silveira - autor da foto "Pôr do sol do Quadrado"

Foto: Volmer Perez/Secom
"Gosto muito de andar de bicicleta aos domingos e tirar umas fotos com a minha câmera e lá é um lugar que gosto muito de ir. Desde que era pequeno, meus pais me levavam lá e sempre gostei de ver o pôr do sol pela ponte (Pelotas - Rio Grande). Eu tinha essa foto há algum tempo e quando vi o concurso,decidi inscrevê-la, porque gosto muito dela." Gabriel Silveira é fragatense, tem 19 anos e estuda de Eletrônica no IFSul Câmpus Pelotas.
Isaac Antônio Costa Moraes - autor da foto "Memórias de uma cidade que fala"

Foto: Volmer Perez/Secom
"Sou natural de Betim, Minas Gerais, mas sou pelotense de coração. Eu vinha seguido a Pelotas visitar minha namorada e, há quatro anos e meio, decidi vir estudar e morar aqui. Quando vi o concurso, saí a fazer fotos pela cidade e buscava algo diferente... que saísse um pouco do lugar comum. Estava sentado na Praça Coronel Pedro Osório, sob uma árvore, quando vi aquele ângulo, em que o escritor Simões Lopes Neto parece estar olhando para o prédio histórico (antigo Banco do Brasil)." O mineiro Isaac Moraes tem 23 anos e é estudante de Jornalismo da UFPel.
Mariledi Gomes Classer - autora da foto "A nuvem"

Foto: Volmer Perez/Secom
"Meu namorado mora na praia e seguido fotografo as auroras no trapiche e na orla do Laranjal. Nossa cidade é muito fotogênica, tem cada recanto mais lindo... na zona rural também. Naquele dia de verão, vimos o sol nascendo lá no trapiche, é um ponto maravilhoso. Quando vi o concurso, decidi inscrever a foto." Mariledi Classer tem 54 anos, mora no Porto.
Natália Cerqueira Nomberg - autora da foto "Arquitetura 1"

Foto: Volmer Perez/Secom
"Gosto de andar pela cidade e tirar fotos de assuntos que me chamam a atenção, de ângulos que vejo... Quando vi a direção das escadas, daquele ponto em que eu estava, na Bibliotheca, indo para a rua, com as linhas convergindo para o centro... vi potencial naquela foto." Natália Nomberg tem 22 anos, mora no Monte Bonito (9º distrito de Pelotas) e estuda Artes Visuais Licenciatura na UFPel.
Keli Silveira não compareceu ao evento. Ela é autora da foto "Catedral em flor" (que o prefeito Marroni segura, na foto de capa do site).
Notícias Relacionadas

Secult será palco de atividades do IFSul no Dia do Patrimônio

Dia do Patrimônio terá 14 prédios históricos abertos à visitação

Michele Reinhardt é a secretária de Administração

Prefeito assina contrato para construção de novo centro esportivo comunitário no Parque do Obelisco