Evento ocorreu nestas quarta (20) e quinta-feira (21), em Porto Alegre
21-06-2018 | 17:17:00
A experiência de Pelotas com as práticas restaurativas foi apresentada em Porto Alegre, nesta quinta-feira (21), durante o Seminário Internacional de Justiça Restaurativa e Construção de Paz nas Escolas. As atividades desenvolvidas no ambiente escolar, para o tratamento dos conflitos na rede municipal de ensino, foram apresentadas pela orientadora educacional, Fátima Rauber, o assessor especial do Pacto Pelotas pela Paz, Samuel Ongaratto e o juiz de direito, Marcelo Malizia Cabral. A facilitadora Jussara Cruz acompanhou a comitiva no evento.
Relatos de experiências em outras instituições de educação do Brasil também integraram as apresentações, e municípios como Bento Gonçalves, Lajeado e Caxias do Sul tiveram suas atuações na prevenção da violência defendidas por representantes dos projetos locais.
O diferencial do encontro, que iniciou na quarta-feira (20), ficou na presença da estudiosa das técnicas de Justiça Restaurativa, Kay Pranis, que ministrou a conferência de abertura e falou sobre a construção de uma comunidade escolar restaurativa. Kay recebeu do grupo de Pelotas uma cópia do relatório de atividades desenvolvidas no Município.