
Prefeitura começa a pôr fim em problema crônico de alagamento no Areal
A Prefeitura, por meio de projeto e fiscalização da Secretaria de Urbanismo (Seurb), e recursos de medidas compensatórias da construtora Porto 5, deu início na manhã desta segunda-feira (18) a uma obra fundamental de drenagem e condução de águas na rua José Larroque, bairro Areal, zona leste de Pelotas. A intervenção deve pôr fim a um problema crônico de alagamento na localidade.

O prefeito Fernando Marroni, ao lado do secretário de Urbanismo, Otávio Peres, e o diretor-presidente do Sanep, Ellemar Wojhan, acompanham início da obra na rua José Larroque, bairro Areal, na manhã desta segunda-feira (Fotos: Volmer Perez/Secom)
A obra, orçada em pouco mais de R$ 400 mil, deve durar 12 semanas, e atende uma preocupação central da atual gestão municipal - recuperar e qualificar o sistema de drenagem do município. “A [rua] José Larroque é a mais castigada na região com o problema de drenagem, e esta obra vai melhorar o escoamento não apenas nela, que é crônico, mas também na Vasco Alves e Casemiro de Abreu, levando as águas até o canal da Ferreira Viana e dali até a casa de bombas do Sanep”, disse o prefeito Fernando Marroni.
O chefe do Executivo lembrou ainda que o município procura qualificar o sistema de drenagem da José Larroque desde os primeiros dias da gestão. A partir de janeiro o Departamento de Drenagem Urbana da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) refez mais de 70 metros de rede de um total de 206 metros de extensão. Tubulações inadequadas, de materiais e aberturas diferentes, limpeza, desobstrução e escavação, além da confecção e instalação de novas caixas coletoras, lacradas com tampas de concreto, permitiram minimizar o problema de alagamento, que chegava na altura da canela dos moradores em períodos de chuva intensa.

A rua José Larroque, no cruzamento com a avenida Ferreira Viana, zona leste de Pelotas, onde sistema de drenagem recebe obra de requalificação com recursos de medidas compensatórias da iniciativa privada
O que são medidas compensatórias
É uma prerrogativa prevista em lei que determina o investimento de um pequeno percentual por parte da iniciativa privada a fim de minimizar e compensar os impactos ambientais do empreendimento. Na atual gestão, a Prefeitura procura formalizar esse processo e avançar administrativamente na regularização dessas medidas, procurando imprimir mais transparência para otimizar os recursos em forma de benefícios diretos à população.