ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Prefeitura de Pelotas participa do Painel RBS Notícias

Coordenadora do Pacto foi painelista no debate que versou sobre a importância da educação no combate à violência

Por Ascom 15-10-2021 | 16:49:30

Representando a Prefeitura de Pelotas, a coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, participou, na tarde de quinta-feira (14), da edição de outubro do Painel RBS Notícias, que discutiu a educação como elemento para uma sociedade melhor e de que forma ela pode evitar a violência. O debate, que contou com especialistas e foi mediado pelo jornalista Elói Zorzetto, foi transmitido ao vivo pelo site g1RS.

Prints de tela/Ascom

Aline falou sobre projetos e avanços do Pacto, implantado em Pelotas há quatro anos, e destacou que a escola, junto com a família, é o grande lugar de proteção social, especialmente no que se refere à prevenção da evasão escolar - um dos principais fatores de risco no envolvimento da juventude com situações de violência. 

A coordenadora salientou a importância de um olhar para essa juventude com projetos que articulem educação com saúde, assistência social e habitação, uma vez que tudo está relacionado e influencia na vida escolar. Do total de 40 projetos que vêm sendo desenvolvidos pela política pública municipal, 30 integram o eixo de Prevenção Social. São projetos nas áreas de esporte, cultura, preparação para o mercado de trabalho, entre outros, que visam ao desenvolvimento das potencialidades da juventude para auxiliar na construção de uma nova perspectiva de vida. 

O projeto Cada Jovem Conta é uma das principais estratégias de prevenção da evasão desenvolvida pelo Pacto. Em 2019, dos 300 jovens e crianças atendidos, 70% tiveram maior frequência escolar e 90% melhoraram o comportamento na escola. 

Aline apontou que, nesta quinta-feira, se completaram 80 dias sem homicídios dolosos no Município, um marco inédito desde 2012, e atribuiu essa grande conquista à integração das forças policiais e projetos, como o Mão de Obra Prisional (MOP) e o ArteConP, que dão oportunidades de trabalho para reorganização da vida. 

“Essas pessoas precisam desse olhar acolhedor, com educação, espiritualidade e oportunidade de trabalho. Tivemos uma boa experiência com a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), conseguindo 20 recuperandos e, desses, cinco estão fazendo curso superior. Após a construção do prédio do Centro de Reintegração Social, que terá R$ 7,56 milhões do Fundo Penitenciário Nacional (FUNPEN) e R$ 1,5 milhão de contrapartida do Estado em investimentos, esperamos chegar a 200 recuperandos”, disse Aline, sem esconder o entusiasmo com os resultados positivos.  

Participante no Painel, o vice-governador e secretário de Segurança Pública do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, parabenizou a prefeita Paula Mascarenhas por ter conseguido, com ações de prevenção à violência, reduzir de quase 30 para 9 o número de mortes por 100 mil habitantes. Ele adiantou que o Estado pretende investir muito em prevenção e comentou o projeto de criação de uma bolsa para remunerar estudantes em vulnerabilidade que obtenham boas notas escolares, como incentivo para que se mantenham afastados da criminalidade.

O outro painelista, Marcos Rolim, doutor em Sociologia e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, também destacou o sucesso do Pacto Pelotas pela Paz e afirmou que, em sua tese de doutorado, apurou que 100% dos casos de jovens que haviam praticado um ou mais homicídios tinham saído da escola precocemente - o que reforça a ideia que a evasão escolar está diretamente ligada à violência. Rolim sugeriu que, para reduzi-la, o Estado deveria ter como meta zerar a evasão escolar.

Tags

violência, pacto, educação, painel, rbs, prevenção

Carregando 0%
Carregando 0%