
Prefeitura faz visitas técnicas em quatro pontos da cidade
A Prefeitura, via equipe da Secretaria de Urbanismo (Seurb), realizou visitas técnicas em quatro pontos da zona urbana do município na tarde de quinta-feira (13). A vistoria, liderada pelo secretário Otávio Peres, ocorreu em locais com obras em andamento, como a Vila Farroupilha e avenida Fernando Osório, bem como em áreas já concluídas, caso da avenida Francisco Caruccio, e na República do Líbano, cuja licitação para requalificação dos canteiros foi lançada na primeira quinzena de janeiro. A equipe também aproveitou para ouvir a comunidade, principalmente em regiões onde serão realizadas intervenções urbanas.

Movimento de veículos na avenida Fernando Osório no trecho em obras entre a rótula da avenida 25 de Julho e avenida Dom Joaquim; pavimento receberá seis centímetros de asfalto em toda sua extensão em função do trânsito de veículos pesados na via (Fotos: Roberto Ribeiro)
A primeira parada foi na Vila Farroupilha, onde a equipe conferiu as obras viárias e de habitação com recursos do PAC Farroupilha. Além da construção de 64 casas, com 22 já entregues, o projeto prevê a ligação da região da Rodoviária, pela rua Almirante Guilhobel, até a avenida Theodoro Müller, na Guabiroba. “Além de um plano de urbanização geral, a obra constitui um sistema viário estruturante, voltada para habitação de interesse social, infraestrutura urbana e mobilidade”, explicou o secretário.
Na avenida Francisco Caruccio, que liga o Fragata à praça 1º de Maio (Praça do Colono), na zona norte, a preocupação é com o tráfego de veículos. Na terça-feira (11), na altura de uma madeireira, foi pintada uma faixa de pedestres nos dois sentidos da pista. O secretário adianta que, em conjunto com a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), outras alternativas serão discutidas para reduzir a velocidade, como aumento da sinalização, instalação de quebra-molas, controle eletrônico de velocidade, sinal luminoso e fiscalização, por meio de agentes de trânsito.
A República do Líbano passará por requalificação em toda extensão. Os canteiros com menos arborização terão quadras esportivas. Outro, mais central, contará com área de convívio e, nas proximidades com a avenida Dom Joaquim, áre mais arborizada, o projeto prevê equipamentos esportivos menores, sem supressão de árvores.
Notícias Relacionadas

Prefeitura se reúne com moradores da Barra para ajustes na rota do ônibus

Pelotas sediará Plenária da Cúpula dos Povos no Bioma Pampa Região do Extremo Sul

Pelotas é contemplada com R$ 54 milhões no PAC mobilidade urbana

Prefeitura trabalha para proteger o Município de novas inundações