Equipe da Seurb esteve na Vila Farroupilha e nas avenidas Fernando Osório, Francisco Caruccio e República do Líbano para realizar vistorias e interagir com a comunidade
Por Roberto Ribeiro 14-02-2025 | 14:04:50
A Prefeitura, via equipe da Secretaria de Urbanismo (Seurb), realizou visitas técnicas em quatro pontos da zona urbana do município na tarde de quinta-feira (13). A vistoria, liderada pelo secretário Otávio Peres, ocorreu em locais com obras em andamento, como a Vila Farroupilha e avenida Fernando Osório, bem como em áreas já concluídas, caso da avenida Francisco Caruccio, e na República do Líbano, cuja licitação para requalificação dos canteiros foi lançada na primeira quinzena de janeiro. A equipe também aproveitou para ouvir a comunidade, principalmente em regiões onde serão realizadas intervenções urbanas.
A primeira parada foi na Vila Farroupilha, onde a equipe conferiu as obras viárias e de habitação com recursos do PAC Farroupilha. Além da construção de 64 casas, com 22 já entregues, o projeto prevê a ligação da região da Rodoviária, pela rua Almirante Guilhobel, até a avenida Theodoro Müller, na Guabiroba. “Além de um plano de urbanização geral, a obra constitui um sistema viário estruturante, voltada para habitação de interesse social, infraestrutura urbana e mobilidade”, explicou o secretário.
Na avenida Francisco Caruccio, que liga o Fragata à praça 1º de Maio (Praça do Colono), na zona norte, a preocupação é com o tráfego de veículos. Na terça-feira (11), na altura de uma madeireira, foi pintada uma faixa de pedestres nos dois sentidos da pista. O secretário adianta que, em conjunto com a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), outras alternativas serão discutidas para reduzir a velocidade, como aumento da sinalização, instalação de quebra-molas, controle eletrônico de velocidade, sinal luminoso e fiscalização, por meio de agentes de trânsito.
A República do Líbano passará por requalificação em toda extensão. Os canteiros com menos arborização terão quadras esportivas. Outro, mais central, contará com área de convívio e, nas proximidades com a avenida Dom Joaquim, áre mais arborizada, o projeto prevê equipamentos esportivos menores, sem supressão de árvores.