ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Prefeitura fortalece rede de prevenção à violência por meio da Justiça Restaurativa

Segunda turma de facilitadores, formada por uma instrutora do Município, será composta em novembro. Objetivo dos círculos de construção da paz é resolver e evitar conflitos

04-11-2019 | 17:32:20

Na segunda quinzena de novembro será formada, no município, mais uma turma de facilitadores que utilizarão a Justiça Restaurativa para disseminar a cultura da paz, resolver e evitar conflitos. A metodologia é uma das apostas do Pacto Pelotas pela Paz, desde 2017, para reduzir a violência na cidade, usando o diálogo e a empatia como ferramentas para promover ambientes mais harmoniosos e pacíficos. Esta será a segunda turma formada por uma instrutora pelotense, habilitada em agosto pela Escola Superior de Magistratura (Ajuris) – a orientadora educacional Jussara Cruz.

Município amplia atuação de Justiça Restaurativa nas escolas

Fotos: Divulgação/Smed

Entre os 25 participantes do grupo, estarão profissionais ligados às áreas de Assistência Social, Saúde, Segurança, Recursos Humanos, Serviços Urbanos, Prevpel e CIEE. A ideia é que, ao melhorar os ambientes de trabalho e a convivência entre os servidores, consequentemente, o serviço ofertado à população também seja qualificado. A rede de prevenção à violência escolar também foi intensificada no último trimestre do ano. Em outubro, uma turma com 21 profissionais da Educação – entre professores, coordenadores, orientadores e diretores – encerrou o período de capacitação.

Os profissionais somam-se agora aos 51 servidores já capacitados e distribuídos em 37 educandários municipais. De janeiro a outubro deste ano, 106 círculos de construção da paz foram realizados nas escolas municipais, beneficiando 1.613 alunos e professores das escolas municipais.  

Encontro com a idealizadora  

Recentemente, Jussara, que coordena o trabalho de Justiça Restaurativa na Secretaria de Educação e Desporto, foi selecionada para participar de uma imersão de aprofundamento com a idealizadora da metodologia, a canadense Kay Pranis, que veio ao Brasil para realizar formações e workshops. O encontro ocorreu em Caxias do Sul, na última semana de outubro, e foi oportunidade para os instrutores aperfeiçoarem suas práticas e ouvirem orientações, diretamente, com quem criou o método, utilizado em diversos países.

“A imersão proporcionou a troca de experiências e a percepção dos desafios que enfrentaremos como facilitadores e instrutores. Também foi momento de honrarmos nossos antecessores e a natureza, fatores intimamente ligados à metodologia”, disse Jussara.  

A orientadora foi a única representante de Pelotas no evento e está entre os profissionais escolhidos para ser conteudista da plataforma Círculos em Movimento, no Rio Grande do Sul. O projeto foi lançado por Kay Pranis na ocasião, e será iniciado também em Fortaleza e no Amapá, sob supervisão da Ajuris. A ideia é consolidar a Justiça Restaurativa nas comunidades escolares.  

Carregando 0%
Carregando 0%