Mesmo com as ações diárias das Operações Integradas, do Pacto Pelotas pela Paz, a população precisa fazer a sua parte e respeitar os protocolos municipais e denunciar irregularidades
Por Marina Amaral 06-08-2021 | 15:30:25
Após ultrapassar a marca de mil edições, as Operações Integradas - ação da Prefeitura que integra o Pacto Pelotas pela Paz e é realizada por todos os órgãos de segurança do município -, continuam trabalhando de forma ativa para supervisionar o cumprimento de protocolos e restrições, estabelecidos pelos decretos municipais, e atender denúncias da comunidade, como forma de combate a pandemia da Covid-19. Pontos que são alvo de constantes reclamações, como as avenidas Bento Gonçalves, Duque de Caxias e Doutor Antônio Augusto Assumpção, na praia do Laranjal, tiveram a fiscalização reforçada. No entanto, a fim de vencer o vírus efetivamente, a população precisa colaborar, evitando promover e participar de aglomerações, festas clandestinas e delatando irregularidades.
Diariamente, os agentes de Trânsito e os efetivos da Guarda Municipal (GM) e Brigada Militar (BM), que atuam com a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e com fiscais da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana e Vigilância Sanitária, estão nas ruas da cidade para promover medidas direcionadas à população. Vale ressaltar que as ações são realizadas em conjunto, mas cada órgão faz suas devidas atribuições. De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito (STT), Flávio Al-Alam, nos últimos tempos, as avenidas Bento Gonçalves, Duque de Caxias e Doutor Antônio Augusto Assumpção passaram a chamar atenção das forças de segurança pela perturbação e falta de respeito aos protocolos sanitários.
Em relação ao papel da sociedade, o secretário de Segurança Pública, José Apodi Dourado defende que é um complemento ao reforço nas fiscalizações. “É preciso reforçar o pedido, destinado à comunidade, para que as pessoas continuem cuidando de si e dos outros, evitando aglomerações e seguindo as medidas, como a utilização de máscara”, justificou Dourado.
Diante disso, várias operações foram realizadas nestes três locais com intuito de coibir tais posturas e avançar na luta contra o coronavírus. Em relação à STT, na Duque de Caxias e Bento Gonçalves, as ações geraram mais de 350 autos de infração de trânsito (AITs) desde o início de 2021. “Outra informação relevante é a similaridade das infrações flagradas nesses locais: em muitas, o veículo ou o condutor não poderiam circular pelas vias. Além disso, outra violação recorrente é relativa ao som automotivo com volume em desacordo com a lei”, explicou Al-Alam. Nesses dois pontos, ocorreram mais de 50 remoções de veículos aos depósitos credenciados ao Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS).
Já na praia do Laranjal, além das operações presenciais, a pasta de Transporte e Trânsito realiza fiscalização por videomonitoramento. Neste ano, foram lavrados mais de 229 autos de infração. “Todas essas ações têm como objetivo diminuir o desrespeito das normas de trânsito e às medidas restritivas ocasionadas pela pandemia. Sendo assim, a Secretaria solicita à população que se conscientize e coopere para evitar mais infecções e mortes no município”, defendeu o responsável.
5 infrações mais cometidas em 2021 na avenida Bento Gonçalves
1º. Licenciamento atrasado: 33
2º. Ultrapassar o sinal vermelho no semáforo: 28
3º. Utilizar a luz baixa à noite: 24
4º. Som automotivo com volume em desacordo: 24
5º. Dirigir sem CNH/PPD/ACC: 20
* Em 2021 foram realizadas 18 operações e lavradas 259 infrações de trânsito nesta via
5 infrações mais cometidas em 2021 na avenida Duque de Caxias
1º. Licenciamento atrasado: 24
2º. Dirigir sem CNH/PPD/ACC: 14
3º. Permitir sem CNH/PPD/ACC: 10
4º. Som automotivo com volume em desacordo: 7
5º. Veículo sem equipamento obrigatório: 6
* Em 2021 foram realizadas 17 operações e lavradas 93 infrações de trânsito nesta via
Fiscalização por videomonitoramento na avenida Dr. Antônio Augusto Assumpção
- Janeiro: 57
- Fevereiro: 12
- Março: 22
- Abril: 35
- Maio: 20
- Junho: 52
- Julho: 30
* Em 2021 foram lavradas 229 infrações de trânsito nesta via
O relatório produzido pela Guarda Municipal mostra que, entre 2020 e 2021, em Pelotas, ao total, foram aplicados 4.434 autos de infração. Desses, 290 foram direcionados a pessoas que não utilizavam máscara ou estavam utilizando indevidamente a proteção. Já indivíduos que promoveram e/ou participaram de aglomerações foram responsáveis por 4.052 multas. Somado a isso, 92 estabelecimentos foram autuados por estarem descumprindo as determinações de decreto municipal vigente ou da Vigilância Sanitária, seja atendendo após o horário autorizado ou permitindo pessoas sem máscaras no seu interior.
A Brigada Militar realizou 29 operações na avenida Bento Gonçalves; nestas ocasiões, 1.455 pessoas foram abordadas. Houve, ainda, 29 prisões e oito termos circunstanciados (TCs) emitidos pelas equipes. Já na praia do Laranjal, em 30 ações, foram 1.292 abordagens, 53 prisões e 16 registros de infração. Por fim, na Duque de Caxias, os efetivos abordaram 1.721 indivíduos, efetuaram 39 prisões e aplicaram dez TCs em 39 operações.
O secretário Dourado, destaca a ideia de que essa integração dos órgãos de segurança do Município propicia uma atuação com maior eficiência, produtividade e qualidade dos trabalhos, combatendo assim, o avanço do coronavírus, o que, nos dias atuais, é o principal foco das ações. Vale lembrar ainda que mesmo com o esquema vacinal completo, os cuidados devem permanecer.