
Prefeitura lança campanha “Não é Não”
A Prefeitura lançará, na próxima quarta-feira (5), mais uma edição da campanha “Não é Não”. O evento acontecerá no saguão da Prefeitura, à Praça Coronel Pedro Osório, 101, das 17h às 18h30min e contará com a participação do Bloco do Mapa.
A campanha “Não é Não” surgiu como uma ação para combater o assédio de mulheres e meninas durante o Carnaval. No ato de lançamento será apresentada a Secretaria das Mulheres, criada na gestão do prefeito Fernando Marroni, e a rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

Secretária da Mulher participa do lançamento do material da campanha. Foto: Volmer Perez (Secom)
A secretária das Mulheres, Marielda Medeiros, afirma que no mês da mulher e do carnaval é importante reforçar as ações de prevenção e proteção das mulheres e meninas.
“Nesta época do ano a gente fortalece as ações, mas elas acontecem durante todo ano. Recebê-las na Prefeitura reforça nossa atenção e compromisso de protege-las. Convido à todas, venham prestigiar esse importante momento de luta, de festa e de força.”, finaliza a gestora da pasta.
“Não é Não” e a legislação
A Lei Municipal nº 7002/2021, dispõe sobre a obrigatoriedade de bares, restaurantes, casas noturnas e similares adotarem medidas de auxílio à mulher em situação de risco. A Lei determina que os estabelecimentos e organizadores de eventos devem treinar e capacitar todos os seus funcionários para a aplicação das medidas de auxílio às mulheres.
A Lei Federal nº 14786/2023 cria o protocolo “Não é Não” para prevenção ao constrangimento e à violência contra a mulher e para proteção à vítima.
Constrangimento: qualquer insistência, física ou verbal, sofrida pela mulher depois de manifestada a sua discordância com a interação;
Violência: uso da força que tenha como resultado lesão, morte ou dano, entre outros, conforme legislação penal em vigor.
Notícias Relacionadas

Prefeitura irá inaugurar banco vermelho na UBS Virgílio Costa

Delegação de mulheres pelotenses participa de Conferência em Brasília

Secretaria de Políticas para Mulheres vai à aldeia indígena

Cinco mulheres pelotenses estarão na Conferência Nacional de Políticas para Mulheres