
Prefeitura recolhe entulhos pela quarta vez este ano no Areal Fundos
A Prefeitura, por meio de equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), realizou nesta quarta-feira (16) o quarto mutirão de recolhimento de entulhos ao longo da avenida João Gomes Nogueira, na região conhecida como Areal Fundos. Foram utilizadas uma retroescavadeira e duas caçambas, que recolheram 12 cargas de material variado, como eletrodomésticos, galhação, móveis, material de construção e lixo doméstico.

Galhos e lixo doméstico acumulados na avenida João Gomes Nogueira, Areal Fundos, onde equipes da Ssui estiveram na manhã desta quarta-feira (16) para fazer o recolhimento de descarte irregular de resíduos (Fotos: Divulgação/Ssui)
“Já perdemos uma semana de serviço este ano somente neste local”, disse o secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Mateus Consen. Este, porém, não é o único prejuízo ao erário provocado pelo descarte irregular de resíduos. Conforme Consen, a Prefeitura é obrigada a empregar valores altíssimos em gastos com esse tipo de limpeza. “São recursos que poderiam ser usados em outras situações mais emergenciais se houvesse mais responsabilidade da população com os resíduos que ela gera.”
O titular da Ssui reconhece a responsabilidade do poder público na manutenção da limpeza da cidade, mas ressalva que essa não é uma incumbência restrita aos gestores. Ele lembra que na sexta-feira (11) a Secretaria empreendeu esforços para recolher entulhos na Cstrada da Costa, que leva em direção às charqueadas, um dos pontos mais visitados na cidade nesta época do ano devido ao fluxo de turistas para a Fenadoce. “Não durou uma semana”, lamenta. “Já detectamos uma quantidade enorme de resíduos descartados na via - se a sociedade, que entendo por população, governo, seotrese público e privado, não se comprometer a cuidar, jamais teremos uma cidade bonita e limpa.”