Ciptea e carteira fornecida pelo município dão prioridade no atendimento a portadores de TEA
Por Roberto Ribeiro 02-04-2025 | 14:41:58
Na Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo, a Prefeitura, por meio da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recomenda a confecção de documentação que dá prioridade ao atendimento a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tanto a Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista) como a carteirinha municipal (Carteira de Prioridade no Atendimento de Pessoas Autistas) são documentos gratuitos e oficiais que identificam a pessoa com TEA e facilitam o acesso a serviços públicos e privados.
Para fazer a Ciptea o usuário ou responsável deve acessar o site da Faders, onde consta o formulário de solicitação, com informações a respeito e a documentação necessária para a confecção.
A Carteira de Prioridade no Atendimento das Pessoas Autistas é de responsabilidade da Secretaria de Assistência Social (SAS). Documentos necessários: laudo médico, documento de identidade do responsável e da criança, comprovante de endereço e foto 3x4. A confecção é por demanda espontânea, diretamente nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).