ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Primeira turma do ACT neste ano inicia no Presídio Regional

Iniciativa compõe o eixo de prevenção do Pacto Pelotas Pela Paz e prevê a preparação dos apenados do sistema prisional para o retorno ao convívio familiar

Por Micael Carvalho 14-04-2022 | 12:06:17

Teve início na quarta-feira (13), as atividades da primeira turma deste ano, do programa ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros, no Presídio Regional de Pelotas (PRP). A iniciativa, que integra o eixo de prevenção social do Pacto Pelotas pela Paz, orienta os apenados aos benefícios da ressocialização familiar e os prepara para esse retorno, após a conclusão da sua pena.

Foto: Divulgação/Pacto

Durante as aulas do programa, os participantes, que estão no regime de progressão de liberdade, são convocados a refletir sobre temáticas de prevenção, reeducação e acolhimento familiar. Um dos objetivos do ACT, reconhecido em 2019 como política pública do Município, é fortalecer laços que são esquecidos ao longo do cumprimento da pena.

“O programa tem uma importância muito grande dentro do sistema prisional, justamente porque prepara os participantes para voltarem ao convívio em sociedade. Através do ACT, eles conseguem pensar de forma positiva, refletir e entender existe uma segunda chance, que as coisas podem dar certo lá fora”, afirmou a coordenadora do programa e diretora da Secretaria de Assistência Social, Alicéia Ceciliano.

Ao todo, 12 reeducandos participam da formação, composta por oito encontros presenciais, concluídos até o final do primeiro semestre do ano. Ao fim das atividades, os participantes receberão um certificado de conclusão do programa.

O ACT

O programa ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros integra o eixo prevenção do Pacto Pelotas pela Paz e completa quatro anos de atividades neste mês, com ações fundamentadas no fortalecimento de vínculos entre crianças, pais e cuidadores. 

Em 2021 o programa foi estendido aos apenados do regime fechado que estão em tempo de progressão para o semiaberto, com foco na ressocialização e preparação para o retorno ao convívio familiar. Pelotas é a primeira cidade do mundo a tornar a metodologia uma política pública municipal, fato que ocorreu em 2019.

Tags

programa act, pacto pelotas pela paz

Notícias relacionadas

Carregando 0%
Carregando 0%