ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Qualidade Ambiental

Programa Ciclo Verde começa pelo loteamento Umuharama

Prefeita Paula Mascarenhas participou das atividades que deram início ao programa ambiental do Município nesta quinta-feira (22)

Por César Soares 22-07-2021 | 14:49:40

O primeiro passo das atividades do novo programa ambiental da Prefeitura, o Ciclo Verde Pelotas, foi dado na manhã desta quinta-feira (22), no loteamento Umuharama, no Areal. A prefeita Paula Mascarenhas, acompanhada pelo vice-prefeito, Idemar Barz, deu início às ações que serão executadas pelas equipes da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), com o plantio de três árvores, no canteiro central da rua Justino Severo Ribeiro na localidade.

Programa Ciclo Verde começa em Pelotas. Fotos: Gustavo Vara.

Com foco no estímulo às ações voltadas para a gestão ambiental, como o manejo arbóreo e a arborização urbana, o Ciclo Verde foi apontado pela prefeita como uma iniciativa que vai aproximar o Município dos bairros, para identificação das necessidades de cada região. "Além das podas e supressões, quando necessárias, a proposta é de, também, trabalhar no plantio de novas árvores e espécies, na educação ambiental e no engajamento comunitário, para que todos cuidem da nossa cidade e atuem na preservação do meio ambiente. O Ciclo Verde, certamente, vai trazer muitos benefícios", ressaltou.

Morador há cerca de 20 anos no bairro, o vice-prefeito também destacou a importância do programa para Pelotas e parabenizou a SQA pela iniciativa. "É um projeto extremamente relevante, que preserva a natureza, incentiva as pessoas a cuidarem das plantas e das praças. Estou muito feliz com a escolha de começar por aqui, neste bairro. Os moradores daqui estão se sentindo privilegiados por receber as ações", comentou Barz.

Conforme o secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, a ideia do Ciclo Verde é priorizar um olhar sobre todas as dimensões da questão ambiental, como a necessidade de a pasta estar mais presente junto às comunidades e qualificar a prestação dos serviços de manejo arbóreo e, principalmente, mudar conceitos. "Identificamos algumas pessoas que têm enxergado a árvore, talvez, como inimiga, como algo perigoso, e nós queremos desmistificar esse processo com informação. Queremos criar um link com a população e estreitar laços e, por fim, incentivar o plantio", detalhou.   

Durante o ato, realizado numa das praças do Umuharama, o Município ainda lançou um guia com instruções e informações acerca da arborização urbana, e também foi apresentada a equipe da empresa terceirizada que vai se somar ao grupo de profissionais da Secretaria no trabalho ambiental. As ações do Ciclo Verde vão contar com o trabalho de reeducandos do programa Mão de Obra Prisional (MOP). 

A previsão é que cada microrregião da cidade receba as ações do programa ambiental, que podem durar até duas semanas e variar em razão de condições climáticas. Após o Umuharama, a próxima localidade a receber a programação será a Cohab Fragata.

O Ciclo Verde

O programa, lançado há pouco mais de um mês, em reunião no Paço Municipal, possui três eixos de trabalho - bairro verde, compensatória verde e ação verde -, todos voltados para a preservação de áreas verdes da cidade. A escolha do Umuharama, para início das atividades do programa, se deu pela localidade possuir grande concentração de praças e canteiros já arborizados, além de ser um dos pontos que mais fazem solicitações relativas ao cuidado com o espaço público, além de áreas próprias para novos plantios.

Divisão por eixos

Bairro Verde

Este ponto do programa tem o intuito de avaliar demandas de manejo arbóreo em microrregiões da cidade. Após avaliações realizadas pelas equipes da SQA, caso haja necessidade, serão realizadas ações de poda, supressão ou transplante das árvores. Também serão feitos plantios de mudas adequadas para rearborizar o local.

Compensatória verde

Pessoas ou instituições que realizarem a retirada de árvores deverão compensar o ato com a doação, plantio e manutenção de mudas de árvores por dois anos. Os responsáveis por compensar o dano gerado ao meio ambiente serão orientados, por servidores da do Município, além de receber o Guia de Arborização, com instruções para o plantio de espécies arbóreas, entre outras informações. Todas as ações deverão ter aprovação técnica da Prefeitura e serão supervisionadas pela SQA, semestralmente, durante dois anos.  

A proposta de plantio, por parte do agente compensador, é apresentada através do Plano de Plantio Compensatório, que estabelece todas as diretrizes a serem seguidas pelo compensador. A SQA ainda informa que o cidadão poderá escolher a espécie arbórea a ser plantada, desde que ela esteja incluída no Guia de Arborização ou dentro dos parâmetros estabelecidos e devidamente autorizados pela Secretaria, havendo sempre a preferência por espécies nativas.

Ação verde

Este eixo consiste na busca de entidades do terceiro setor que, em parceria com a SQA, realizarão o plantio de mudas em áreas verdes da cidade. A aproximação com entidades não governamentais tem o objetivo de tornar o meio ambiente mais agradável para todos. Algumas entidades já se disponibilizaram a fazer parte da Rede Municipal de Sustentabilidade.

Programa Adote Uma Área Verde

Integrado ao Ciclo Verde Pelotas, o programa Adore Uma Área Verde tem a finalidade de proporcionar a conservação, qualificação e expansão de áreas verdes da cidade por parte de empreendimentos particulares.

Interessados em fazer parte poderão - de acordo com os artigos dispostos no Decreto 6.412, de 28 de maio de 2021 - auxiliar na urbanização de jardins, canteiros, rótulas e semelhantes, assim como instalar lixeiras, nos moldes do Município, ou aprovados pelo mesmo. Empreendedores também poderão contribuir com a construção de equipamentos esportivos ou de lazer em praças públicas e realizar a manutenção e conservação de áreas verdes adotadas.

Assim como no eixo ‘Ação Verde’, a Secretaria fará a busca de parceria com empreendedores, mas, no caso do Adote Uma Área Verde, os interessados também podem sinalizar interesse. Futuramente, o Sistema Eletrônico de Licenciamento Ambiental (Sislam), possuirá uma aba, especialmente, para solicitações referentes ao programa.

A equipe de trabalho da Secretaria de Qualidade Ambiental será responsável pelas ações do Ciclo Verde, sendo formada por técnicos agrícolas e operários.

Como entrar em contato com a SQA

Para solicitações, sugestões e dúvidas, os cidadãos podem entrar em contato pelo e-mail sqa@pelotas.rs.gov.br ou pelos telefones (53) 3227.1642 / 3227.5442.

Confira abaixo o Guia de Arborização Urbana:

Tags

Ciclo Verde, manejo arbóreo, plantio, podas

Carregando 0%
Carregando 0%