Experiência pelotense na prevenção à violência através do fortalecimento de vínculos familiares chamou a atenção do município vizinho
16-10-2019 | 12:54:57
Nesta semana, o ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros, programa de prevenção à violência do Pacto Pelotas pela Paz, foi apresentado a profissionais das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social de Turuçu. A experiência pelotense com a metodologia – que é feita de forma pioneira no mundo, como uma política pública – chamou a atenção do município vizinho, que solicitou a explanação dos objetivos e resultados da iniciativa.
Cerca de 20 servidores, entre psicólogos, orientadores educacionais, coordenadores de escolas e assistentes sociais ouviram os relatos da coordenadora do ACT, Alicéia Ceciliano, que mencionou o programa como uma das apostas do Pacto para diminuir os índices de criminalidade na cidade, através do fortalecimento dos vínculos familiares e da construção de relações saudáveis, que impactem em uma educação distante de qualquer forma de violência.
Atualmente, o programa alcança 108 famílias pelotenses, que reúnem-se em escolas e unidades de assistência social para aprender sobre o desenvolvimento infantil, as formas de controlar a raiva, a influência dos meios eletrônicos na infância, entre outros assuntos pertinentes à educação de crianças. Alicéia afirmou que o grupo demonstrou interesse em replicar o projeto em Turuçu. A coordenadora esteve no município a convite da prefeita Selmira Fehrenbach e do secretário de Educação, Cultura e Turismo, José Francisco Conceição.
Programa alerta sobre influência dos meios eletrônicos na infância
Pacto pela Paz: famílias aprendem a lidar com situações de raiva
Pelotas foi a primeira cidade do mundo a implantar a iniciativa – presente em 14 países – como política pública, em escolas e centros de assistência social. Os 14 facilitadores do programa recebem capacitação, semanalmente, com psicólogo para rever os conceitos trabalhados com as famílias, o que dá mais propriedade e segurança à atuação dos profissionais. Cerca de 325 famílias pelotenses já foram beneficiadas pelo ACT.