ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Governo

Relação de irmandade entre Pelotas e Suzu é tema de debate

Palestra realizada na UFPel foi conduzida pelo escritor pelotense e um dos facilitadores dessa relação, Luiz Carlos Lessa Vinholes

Por César Soares 15-09-2023 | 19:54:22

A prefeita Paula Mascarenhas prestigiou, na quinta-feira (14), a palestra sobre os detalhes da relação estabelecida entre as cidade de Pelotas e Suzu, no Japão, cuja irmandade completa 60 anos no domingo (17). O tema e detalhes do processo foram detalhados pelo ex-diplomata, compositor e escritor pelotense Luiz Carlos Lessa Vinholes, aos estudantes do curso de Relações Internacionais e outras áreas. 

Prefeita destacou o trabalho desempenhado por Vinholes na consolidação da irmandade entre Pelotas e Suz. Fotos: Rodrigo Chagas

A atividade integra a programação organizada para marcar as seis décadas de instituição dessa irmandade oficializada em 17 de setembro de 1963. A relação entre as duas cidades se foi estabelecida por meio de trocas de correspondências entre o prefeito de Pelotas na época, João Carlos Gastal e o de Suzu, Ryuichiro Okamura, sendo o contato entre os dois, feito por Lessa. 

Durante a palestra, o escritor relatou em detalhes alguma experiência suas ao viver no Japão, sobre a cultura e o processo de formalização das primeiras cidades irmãs entre Brasil e Japão que foram Pelotas com Suzu e Porto Alegre com Kanazawa.

A prefeita agradeceu Lessa por todo o seu envolvimento e comprometimento para esse feito, que fica para a história e reiterou a importância dos estudos acadêmicos e do interesse dos estudantes pelo tema para tornar cada vez mais viva, sólida e efetiva essa relação entre as duas cidades. "Efetivamente esta irmandade que está na origem de todas as outras está diretamente relacionada ao Vinholes ele é o grande artífice desse processo. E é fundamental o envolvimento da universidade neste tema porque acredito que para a manutenção e o futuro das nossas cidades irmãs, dessas relações, só possa se garantir pelo interesse dos estudantes e que se renova a cada ano diante dos estudos, e estreitando os laços acadêmicos e culturais, já que lidamos com tantos demandas e emergências diárias no poder público municipal e essa relação acaba, em algum momento, ficando menos efetiva", apontou Paula. 

A prefeita ainda convidou a todos para estarem na Praça de Suzu, na avenida República do Líbano, no domingo (17), às 11h, quando será celebrada a data dos 60 anos de irmandade. 

Conheça Luiz Carlos Vinholes

Compositor, poeta e escritor pelotense com trajetória reconhecida tanto no Brasil quanto no exterior, notadamente como músico, compositor e poeta, bem como por sua atuação em prol da cultura brasileira, particularmente como oficial de chancelaria do Itamaraty entre 1961 e 2000. 

Se notabilizou por defender e divulgar a cultura brasileira em outros países, sobretudo no Japão, onde residiu por vários anos. Além disso, é reconhecido internacionalmente como o compositor brasileiro pioneiro da indeterminação na música, ou, como ele mesmo definiu, da música aleatória. 

Sócio fundador da Aliança Cultural Brasil–Japão, idealizou e promoveu os processos de reconhecimento das primeiras cidades-irmãs entre o Brasil e o Japão: Suzu (província de Ishikawa) e Pelotas co-irmandade firmada em setembro de 1963; e Kanazawa (província de Ishikawa) e Porto Alegre co-irmandade firmada em março de 1967, ambas durante o período em que desempenhou funções na Embaixada do Brasil em Tóquio. 

Vinholes também recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pelotas. 

Tags

Vinholes, Suzu, Pelotas, irmandade

Carregando 0%
Carregando 0%