Meta é fortalecer a conscientização entre meninos e meninas
12-03-2018 | 11:50:27
Orientadores educacionais e profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) discutiram a integração das abordagens no combate à gravidez precoce em reunião na manhã desta segunda-feira (12), no auditório da Secretaria de Educação e Desporto (Smed). A proposta é criar um plano de estratégias no qual as atividades praticadas nas escolas e nos bairros, pelas equipes vinculadas à Secretaria de Saúde (SMS), sejam intensificadas ao longo do ano.
O fortalecimento do trabalho, desenvolvido pela SMS e Smed, integra o Programa Infância Protegida, do Pacto Pelotas pela Paz, e busca esclarecer não apenas a população feminina, mas também os rapazes sobre a importância de prevenir a gestação na adolescência. O problema está relacionado aos fatores de risco de vulnerabilidade juvenil e tem alto potencial para influenciar na evasão escolar.
“É essencial orientar as meninas, mas queremos conhecer o percentual entre os meninos que evadem da escola por terem que trabalhar para sustentar um filho”, observou a orientadora educacional da Smed, Vera Savedra.
A meta é fortalecer as atividades realizadas pelo Programa Saúde na Escola (PSE) e tornar o debate sobre o assunto uma rotina mais próxima dos jovens. Na saúde, cada busca por atendimento pelas famílias nas UBSs será aproveitada como um momento para orientá-las da importância de ajudar a evitar uma gestação precoce entre os filhos menores de idade.