Capacitação é focada na prática e se estende até quinta-feira (24). Iniciativa de Pelotas é pioneira no País
21-05-2018 | 11:19:47
Depois de participarem de formação sobre a metodologia Conte Comigo, os facilitadores do programa Primeira Infância Melhor (PIM) terão a oportunidade de praticar a técnica. Na manhã desta segunda-feira (21), a capacitação focada em ensinar a teoria aos pais teve início, na Sala do Pleno junto ao Terminal Rodoviário de Pelotas, e os visitadores do PIM puderam observar e entender como o trabalho funcionará. A formação será ministrada, até a próxima quinta-feira (24), pelo ativista sul-africano David Jeffery, da Mikhulu Trust Founder.
Em países como África do Sul, Inglaterra e Itália, a metodologia foi utilizada como pedagogia capaz de fortalecer vínculos familiares. Será empregada de forma pioneira no Brasil, ao chegar a Pelotas, e terá foco na prevenção da violência infantil.
A versão brasileira do Book Sharing – nome original da técnica – integrará as ações do projeto Infância Protegida, estratégia preventiva do Pacto Pelotas pela Paz, e tem o objetivo de incentivar a aproximação entre crianças e familiares pelo uso da leitura de imagens e histórias.
“Os facilitadores terão quatro encontros, onde vão praticar a metodologia a ser desenvolvida durante as sessões com os pais. Durante a prática, receberão orientações e feedbacks sobre sua atuação”, esclareceu a consultora do eixo preventivo do Pacto, Tâmara Biolo Soares.
Na segunda etapa da formação, participam nove facilitadores do PIM, que a partir do mês de junho aplicarão o método junto às famílias visitadas pelo programa.
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sob a coordenação do pesquisador do Centro de Pesquisas Epidemiológicas, Joseph Murray, será responsável pelo experimento, que atingirá aproximadamente 200 famílias, mapeadas pelo Coorte 2015.